SOBRE RODAS: NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ATUAM COM CADEIRANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM RIO GRANDE/ RS
Resumen
O estudo narra as ações pedagógicas praticadas por professores de Educação Física, pesando a participação de cadeirantes das escolas públicas municipais de ensino fundamental em Rio Grande/ RS. O trabalho contempla os contextos quanto às acessibilidades e locomoções, no entorno e dentro das instituições que tenham em seus quadros esses estudantes, além condutas dos professores de Educação Física em relação a preparação das aulas. A pesquisa caracteriza-se pelo cunho qualitativo e foi produzida por visitas aos campos e entrevistas semiestruturadas com quatro professores, da rede municipal, que trabalham diretamente com cadeirantes. Referente as análises recorremos a Análise de Cultural e observamos que os professores afirmaram: não seguirem ações pedagógicas especificas para o trabalho com cadeirantes; a falta de subsídios na parte da formação acadêmica; ausência de materiais específicos e de monitores para os cadeirantes participarem das atividades propostas; reiteram a precariedade estrutural arquitetônica para atender os cadeirantes de forma satisfatória.
Citas
BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. A saúde pública e a defesa da vida. 2 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
CARMO, Apolônio Abadio do. Educação Física e inclusão escolar: Em busca da superação dos limites da adaptação. Revista conexões, [Impresso], v.6, pp. 21 – 36, 2001.
CHICON, Francisco José. Inclusão e exclusão no contexto da educação física escolar. Movimento. Porto Alegre. [S. l.], v. 14, n. 1, pp. 13–38, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3760. Acesso em: 11 abr. 2022.
CRUZ, Ederson de Sousa. Inclusão de alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física da rede estadual de Araguaína – Tocantins – (Monografia) - Graduação em Educação Física/ licenciatura. Araguaína – TO. 2013.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, pp.01-13, 2008. Disponível em:
DUTRA, Claudia Pereira Dutra; GRIBOSKI, Claudia Maffini; ALVES, Denise de Oliveira; BARBOSA, Kátia Aparecida Marangon. Política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília. 2008. Disponível em:
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Os Estudos Culturais e a constituição de sua identidade. In.: GUARESCHI, N.; BRUSCHI, M. [Org.] Psicologia social nos Estudos Culturais. Petrópolis, Vozes. 2003.
FIGUEIRA, Peterson Furtado; PEREIRA, Antônio Luiz Silveira; SOARES, Rodrigo Lemos. Infraestrutura escolar: pode interferir nas aulas de Educação Física? REDSIS - Revista Didática Sistêmica. 2015. pp. 201-212. Disponível em:
FREIRE, João Batista. Pedagogia do Esporte. In: MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R. [Org.] Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2000.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIROUX, Henri. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de Educação, In.: SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 2005.
LEHNEN, Alexandre Machado; RODRIGUES, Bruno; ANGELIS, Kátia de. Exercício Físico para populações especiais. [Rev. Téc.] SILVA, M. G. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
LIMA, Priscila Augusta. Educação Inclusiva e igualdade social. São Paulo; AVERCAMP, 2002.
LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARQUES, Luciana Pacheco; CARNEIRO, Carla Toscano; ANDRADE, Josiane da Silva; MARTINS, Nathalia Toledo; GONÇALVES, Rafael Marques. Analisando as pesquisas em educação especial no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial. 2008, v. 14, n. 2, pp. 251-272. Disponível em:
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos
Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. da. [Org.]. Alienígenas em Sala de
Aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. 4. ed.
Petrópolis-RJ: Vozes, 1995. pp. 07 – 38.
NUNES, Daniel Nascimento. O processo de inclusão educacional de alunos cadeirantes nas aulas de educação física no município de Rio Grande/ RS – (Monografia) - Graduação em Educação Física/ licenciatura - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2014. 66f.
RODRIGUES, Maria Bernadete Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In.: ZEN, M. I. H. D.; XAVIER, M. L. M. [Orgs.]. Planejamento em destaque: análises menos convencionais, 4ª ed. Ver. - - Porto Alegre: Mediação, 2011, pp. 29 – 42.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SCHIMITH, Maria Denise; LIMA, Maria Alice Dias Silva. Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da Família. Cadernos de Saúde Pública, [online]. Rio de Janeiro, nov. - dez., 2004, v. 20, n. 6, pp. 1487-1494. Disponível em:
SILVA, Tomaz Tadeu. da. A pedagogia como cultura, a cultura como
pedagogia. In: SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução
às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
TESSARO, Nilza Sanches. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
UCHÔA, Elizabeth; VIDAL, Jean Michel. Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença. Cadernos Saúde Pública, Rio de Janeiro, [online]. 2004, v. 10, n. 4, pp. 497-504. Disponível em:
VEIGA-NETO, Alfredo. Planejamento e avaliação educacional: uma análise menos convencional. In.: ZEN, M. I. H. D.; XAVIER, M. L. M. [Orgs.]. Planejamento em destaque: análises menos convencionais, 4ª ed. Ver. - - Porto Alegre: Mediação, 2011, pp. 63 – 74.
WILLIS, Susan. Cotidiano: para começo de conversa. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1997.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos culturais da Ciência & Educação. Belo Horizonte, Autêntica. 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).