AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM (PRESENCIAL) DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Processo de Aprendizagem. Tecnologias Digitais. Enfermagem.

Resumo

Na contemporaneidade, métodos tradicionais de aprendizagem vêm perdendo espaço para ambientes mais inovadores, exigindo do professor inserção de estratégias mais interativas no processo de ensinar e aprender, pautadas pela relação dialógica entre os atores da dinâmica educativa. O objetivo da pesquisa foi compreender o impacto dos usos das tecnologias digitais na apreensão das informações, por parte dos universitários do curso de enfermagem (presencial), de instituições particulares, da cidade de Palmas-TO, durante a pandemia da Covid-19. É uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, exploratória. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão da literatura específica e questionário. A pesquisa revelou que durante o período que as universidades foram obrigadas a implementar aulas remotas, os estudantes perceberam que essas tecnologias são suportes na construção do conhecimento e no processo de aprendizagem.  Mas alguns entraves foram determinantes nesse processo, evidenciados, principalmente, por conta do acesso precário à internet e a não adaptação à metodologia adotada pelos professores na modalidade remota.

Biografia do Autor

Valdicélia Carla da Silva, Faculdade de Palmas (FAPAL)

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Palmas (FAPAL). Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da aprendizagem e inovação (GAPI/UFT). O GAPI está ligado ao Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde – PPGECS (Mestrado) – da UFT.

 

Héllen Martins da Silva, Faculdade de Palmas (FAPAL)

Acadêmica do Curso de Enfermagem Faculdade de Palmas – FAPAL.

 

Márcia da Silva Scheifer, Faculdade de Palmas (FAPAL)

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Palmas – FAPAL.

 

Gabriela Lays Mateus Gomes, Faculdade de Palmas (FAPAL)

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Palmas – FAPAL.

 

Ana Paula Delfino de Almeida Cecco, Faculdade de Palmas (FAPAL)

Professora orientadora da pesquisa. Curso de Enfermagem Faculdade de Palmas – FAPAL.

Referências

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Publicado
2022-05-17