A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOB A PERCEPÇÃO DE LACTANTES ATENDIDAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS – TO

  • Luiza Gabryelly Novato Souza Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
  • Martin Dharlle Oliveira Santana Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Jennyfer Soares de Sá Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Pedro Antunes Teixeira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Resumo

O estudo tem como principal objetivo o de investigar a percepção das lactantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Augustinópolis – TO quanto à importância de se oferecer o leite materno de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida da criança. A pesquisa é descritiva e exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa. O município possui cinco UBS, na qual, a pesquisa foi realizada com duas lactantes por cada unidade totalizando assim, dez participantes, utilizando assim de formulários para a coleta de dados. Os resultados expõem que as lactantes foram informadas sobre a importância do aleitamento materno em 91%, sendo que delas, 60% foram orientadas por profissionais da saúde do município, porém, 70% já alimentaram o recém-nascido com outro tipo de alimento. Ao término desta pesquisa, alcançaram-se os objetivos acerca da percepção da lactante sobre o aleitamento materno exclusivo ao recém-nascido no município nas UBS de Augustinópolis – TO.

Biografia do Autor

Luiza Gabryelly Novato Souza, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Bacharelado em Enfermagem, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, 2017. Enfermeira no Hospital Regional de Augustinópolis - HRA.

Martin Dharlle Oliveira Santana, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, possui certificação Lato Sensu em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico - IPESA, pós-graduando em Docência do Ensino Superior - IPESA. Tem formação Técnica em Enfermagem - EQTEI. Possui também curso Técnico em Agropecuária pelo IFTO - Campus de Araguatins, atualmente exerce a função de Servidor Público Estadual efetivo na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS como Assistente Administrativo.

Jennyfer Soares de Sá, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins- Unitins. Especialista em UTI neonatal, pediátrica e adulta pela Unidade de Ensino e Pós Graduação UNEP-PÓS (Lato Sensu). Possui experiência docente nas disciplinas de anatomia e fisiologia humana no ensino técnico (Centro Educacional de cursos profissionalizantes Santa Rita - CERST).

Pedro Antunes Teixeira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2000). Tem experiência na área de Odontologia com especialização em endodontia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Gestão em Saúde Publica pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Especializando em Ortodontia na Associação Brasileira de Odontologia do Sul do Maranhão e Mestre em Endodontia pela faculdade São Leopoldo Mandic unidade Campinas-SP

Publicado
2018-09-03
Seção
Artigos