A RELIGIOSIDADE COMO ELEMENTO DE PERTENCIMENTO HUMANO NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO – MATO GROSSO
Resumo
Este texto analisa e interpreta a religiosidade em seu contexto territorial como elemento de pertencimento na produção do espaço urbano no município de Nossa Senhora do Livramento – MT, buscando apreender as identidades coletivas e a dinâmica da religião como propriedade fundamental dessas identidades. O estudo pautou-se no método de pesquisa direta, investigando dados diretamente na fonte de origem, e as fontes que viabilizaram para coleta de dados foi a pesquisa de campo, entrevistas e bibliografia interpretada a luz da religiosidade. Se a religião está ligada a uma cultura, ela é importante para determinar essa cultura, produzindo sentimento de pertencimento por meio das relações sociais. Ao sacralizar um lugar, o homem religioso produz significados no espaço vivido, refletindo formas, assumindo funções e apresentando conteúdos, e essa dinâmica influi sendo influenciada pelas relações humanas.
Referências
BONI, V; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponível em:
CAMPBELL, J. O poder do mito. São Paulo: Palas Atena, 1990.
CARLOS, A. F. A. O Espaço urbano: novos caminhos inscritos sobre a cidade. São Paulo. Contexto, 2004.
_______. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007.
CASTILHO, M; A.; AVER, F. A. Devoção popular a Fátima no cemitério Santo Amaro. In: CASTILHO, M. A. (Org.). O sagrado e o místico da fé católica no contexto da territorialidade urbana em Campo Grande - MS. Campo Grande, MS: UCDB, 2006.
CASTROGIOVANI, A. Ensino da Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.
DUSSEL, D. E. Caminhos de libertação latino-americana. São Paulo: Edições Loyola, 1980.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico de Nossa Senhora do Livramento. 2010. Disponível em:
_______. População do Município de Nossa Senhora do Livramento. 2020. Disponível em:
_______. Município de Nossa Senhora do Livramento. 2022. Disponível em:
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
RAMPAZZO, L. Antropologia, religiões e valores cristãos. São Paulo: CEDAS/Loyola, 1996.
ROMANCINI. S. R. Práticas Sociais Cotidianas e Espacialidades nas cidades da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. PROPEQ 148/2015 - UFMT.
SANCHES, M. A. Religião e ciência: o porquê do diálogo. In: ROSSI, L. A. S.; KUZMA, C. A. Cultura, religião e sociedade: um diálogo entre diferentes saberes. Curitiba: Champagnat, 2010. p. 155-167.
_______. Bioética: ciência e transcendência. São Paulo: Loyola, 2004
ZEA, L. Discurso desde a marginalização e a barbárie - seguido de A filosofia latino-americana como filosofia pura e simplesmente. Tradução de Luiz Gonzalo Acosta Espejo, Francisco Alcidez Candia Quintana e Maurício Delamaro. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).