A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO: RELIGANDO SABERES

  • Edsônia Souza Oliveira Melo PUC-SP
Palavras-chave: Pensamento Complexo. Auto-hetero-eco formação. Formação docente.

Resumo

Este artigo busca levantar algumas reflexões acerca do processo de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa de uma escola pública do estado de Mato Grosso, especialmente, a partir da criação de um grupo de estudo em 2014, portanto, os dados analisados aqui se referem às práticas realizadas pelos professores em formação. Fundamentada na perspectiva da complexidade desenvolvida por Edgar Morin (2016; 2013; 2005) e da teoria tripolar de formação que envolve os três pólos – autoformação, heteroformação e ecoformação, de Gastón Pineau, serão articulados os estudos realizados por Freire (2013) e Morais (2008; 2012). Os dados mostraram que as conquistas alcançadas por esse grupo de professores ocorreram, a partir da formação conjunta, centrada na coletividade o que resultou em mudanças significativas para a sua realidade educacional. 

Biografia do Autor

Edsônia Souza Oliveira Melo, PUC-SP

Possui graduação em Letras - Univag Centro Universitario (2003) e mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Atualmente é professora do Instituto Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Generos de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; leitura e escrita; língua(gem)., propaganda impressa, ensino aprendizagem, generos textuais, lingüística, variação lingüística ensino e etnografia, ensino, discurso.

Referências

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Publicado
2019-10-10
Seção
Artigos