A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO: RELIGANDO SABERES
Résumé
Este artigo busca levantar algumas reflexões acerca do processo de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa de uma escola pública do estado de Mato Grosso, especialmente, a partir da criação de um grupo de estudo em 2014, portanto, os dados analisados aqui se referem às práticas realizadas pelos professores em formação. Fundamentada na perspectiva da complexidade desenvolvida por Edgar Morin (2016; 2013; 2005) e da teoria tripolar de formação que envolve os três pólos – autoformação, heteroformação e ecoformação, de Gastón Pineau, serão articulados os estudos realizados por Freire (2013) e Morais (2008; 2012). Os dados mostraram que as conquistas alcançadas por esse grupo de professores ocorreram, a partir da formação conjunta, centrada na coletividade o que resultou em mudanças significativas para a sua realidade educacional.
Références
FREIRE, Maria Maximina. A complexidade sob vários olhares. In: IX ENCONTRO DE PESQUISADORES SOBRE ABORDAGEM HERMENÊUTICO-FENOMENOLÓGICA E COMPLEXIDADE, 2017, Anais. São Paulo: PUC-SP, 2017. Palestra.
FREIRE, Maria Maximina; LEFFA, Vilson J. A auto-heteroecoformação tecnológica. In: MOITA LOPES, L. P. (org) Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. 1 ed. São Paulo: Antakarana e ProLibera, 2008. v. 01. 302p .
MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria Conceição. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente: Por uma Educação Transformadora. Rio de Janeiro: Wark, 2012.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Editora Sulina, 2005.
MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos Jesus Delgado. Reinventar a Educação: Abrir caminhos para a Metamorfose da Humanidade. São Paulo: Pala Athena, 2016.
MORIN, Edgar. A Via: Para o Futuro da Humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis. (Orgs.). 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PINEAU, Gaston; GALVANI, Pascal. Experiências de vida e formação docente: religando saberes. In: MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria Conceição. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente: Por uma Educação Transformadora. Rio de Janeiro: Wark, 2012.
ROJO, Roxane. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um web-currículo. In: CORDEIRO, Glaís Sales; BARROS, Eliana Merlin Deganutti; GONÇALVES, Adair Vieira. (orgs.) Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: Gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas, SP: Pontes, 2017.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 11 ed, Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, Paraná, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).