O VALOR DO BRINCAR: APRENDIZAGEM LÚDICA E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Lúdico. Educação Infantil. Ensino-Aprendizagem. Brincar.

Resumo

Este trabalho descreve uma pesquisa sobre o valor do brincar para a aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. A pretensão foi refletir sobre o lúdico e a socialização infantil; estabelecer relações entre práticas lúdicas e aprendizagens atitudinais infantis e caracterizar jogos enquanto prática lúdica no contexto escolar. A natureza do estudo é qualitativa, tipo estudo de caso, sendo o campo empírico uma escola da educação infantil da rede privada de ensino e os colaboradores cinco professoras. As técnicas de produção de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados em seu conteúdo com o apoio da hermenêutica. Os resultados evidenciam que a prática pedagógica do brincar imprime ao processo educativo sua característica lúdica valorosa neste nível de ensino, uma vez que promove o interesse do aluno, a criatividade, fomentando o imaginário, a socialização, a afetividade e a cognição infantil, possibilitando o desenvolvimento multidimensional na infância.

Biografia do Autor

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-doutora pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal. Doutora e Mestra em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 



Antônia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

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Publicado
2022-05-12