O VALOR DO BRINCAR: APRENDIZAGEM LÚDICA E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Este trabalho descreve uma pesquisa sobre o valor do brincar para a aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. A pretensão foi refletir sobre o lúdico e a socialização infantil; estabelecer relações entre práticas lúdicas e aprendizagens atitudinais infantis e caracterizar jogos enquanto prática lúdica no contexto escolar. A natureza do estudo é qualitativa, tipo estudo de caso, sendo o campo empírico uma escola da educação infantil da rede privada de ensino e os colaboradores cinco professoras. As técnicas de produção de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados em seu conteúdo com o apoio da hermenêutica. Os resultados evidenciam que a prática pedagógica do brincar imprime ao processo educativo sua característica lúdica valorosa neste nível de ensino, uma vez que promove o interesse do aluno, a criatividade, fomentando o imaginário, a socialização, a afetividade e a cognição infantil, possibilitando o desenvolvimento multidimensional na infância.
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