“FOI UM DIA DIFERENTE, UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE [...]”: BRINCAR DE BRINCAR NA ILHA UPAON AÇU

Palavras-chave: Brincar. Zona Rural. São Luís do Maranhão.

Resumo

As experiências e as possibilidades com o brincar garantem o direito à infância e suas brincadeiras, pois para a criança, o que importa é brincar de brincar. Desse modo, esta pesquisa objetiva-se analisar, a partir do brincar, elementos que podem contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pequenas da zona rural de uma instituição pública municipal de ensino de São Luís-MA, também conhecida como Ilha Upaon Açu. Por conseguinte, participaram da pesquisa 2 (duas) educadoras da Pré-escola com suas respectivas turmas, 1 (uma) coordenadora pedagógica e 1 (uma) gestora geral. No entanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de campo, com revisão de literatura e abordagem qualitativa, sendo também, utilizado a observação participante, os registros fotográficos e as rodas de conversas. Portanto, a análise dos dados revelou possibilidades do brincar, com os elementos da natureza que fazem parte do meio rural em que as crianças vivem.

Biografia do Autor

Ione da Silva Guterres, Rede Pública Municipal de São Luís/MA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Especialista em Docência na Educação Infantil/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa, Educação Infância & Docência (GEPEID/UFMA). Docente da Rede Pública Municipal de São Luís/MA (Educação Integral). 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Docente Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID). 

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Publicado
2022-05-12