“FOI UM DIA DIFERENTE, UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE [...]”: BRINCAR DE BRINCAR NA ILHA UPAON AÇU

Resumen

As experiências e as possibilidades com o brincar garantem o direito à infância e suas brincadeiras, pois para a criança, o que importa é brincar de brincar. Desse modo, esta pesquisa objetiva-se analisar, a partir do brincar, elementos que podem contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pequenas da zona rural de uma instituição pública municipal de ensino de São Luís-MA, também conhecida como Ilha Upaon Açu. Por conseguinte, participaram da pesquisa 2 (duas) educadoras da Pré-escola com suas respectivas turmas, 1 (uma) coordenadora pedagógica e 1 (uma) gestora geral. No entanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de campo, com revisão de literatura e abordagem qualitativa, sendo também, utilizado a observação participante, os registros fotográficos e as rodas de conversas. Portanto, a análise dos dados revelou possibilidades do brincar, com os elementos da natureza que fazem parte do meio rural em que as crianças vivem.

Biografía del autor/a

Ione da Silva Guterres, Rede Pública Municipal de São Luís/MA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Especialista em Docência na Educação Infantil/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa, Educação Infância & Docência (GEPEID/UFMA). Docente da Rede Pública Municipal de São Luís/MA (Educação Integral). 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Docente Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID). 

Citas

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Publicado
2022-05-12