AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA: AS LIVES E A POLISSEMIA SOBRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ALFABETIZAÇÃO

Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa. Práticas Avaliativas. Ensino Remoto. Formação Continuada Virtual. Mediação da Aprendizagem.

Resumo

O estudo analisa a polissemia de sentidos sobre o conceito de “avaliação diagnóstica” para alfabetização escolar, a partir de lives realizadas entre os meses de maio de 2020 a 2021, portanto, durante a pandemia, pelo YouTube. Os enunciados das lives mostraram supergeneralizações ou inversões sobre o conceito de “diagnóstico”, bem como os professores recorreram às recontextualizações para compreender esta concepção junto a prática avaliativa. Conclui-se que as lives se transformaram em uma prática de formação, na qual os professores palestrantes orientaram uma transformação para os usos dos instrumentos de avaliação. Estes seriam importantes arquivos voltados para comprovação do trabalho, considerando os familiares dos estudantes como a escola, garantindo assim os salários na pandemia. Isto evidencia mais uma fase de ampliação da precarização da docência com um “processo de youtuberização” por professores.

Biografia do Autor

Elaine Constant Pereira de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada da Faculdade de Educação e da Pós-graduação do Programa de Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Laboratório Integrado de Estudos da Alfabetização e Linguagem (LIA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Jefferson Willian Silva da Conceição, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Professor Substituto do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). 

Vanessa Soares de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Monitora da disciplina Avaliação dos Processos de Ensino Aprendizagem. Membro da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ). 

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Publicado
2022-06-06