CONCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA AVALIAÇÃO NA CRECHE

Palavras-chave: Educação Infantil. Creche. Avaliação na Educação Infantil. Avaliação na Creche.

Resumo

Objetiva-se neste artigo trazer apontamentos observados em pesquisas brasileiras realizadas entre 2014 a 2020, acerca das concepções docentes sobre avaliação na Educação Infantil. Foram analisadas 4 dissertações e 1 artigo. Verificou-se que embora a avaliação seja reconhecida como instrumento de autoavaliação; planejamento; acompanhamento das crianças; e comunicação com as famílias, ainda é uma prática desafiadora e em construção. Apareceram como ferramentas: observação, registro, documentação pedagógica e  pareceres individuais. Atrapalham a implementação efetiva: 1) carência de profissionais e altas demandas de trabalho e 2) a ausência de orientação, por parte da coordenação pedagógica ou pela formação inicial insuficiente ou ausência de formação continuada. Embora a avaliação na creche seja um tema esteja ganhando relevância no âmbito das pesquisas em educação, ainda é desafiador realizar uma avaliação que contemple os bebês e as crianças bem pequenas em sua individualidade e especificidade.

Biografia do Autor

Gabriela Gouveia Pinho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia (UFPR). Professora de Educação Infantil na rede privada.

Catarina de Souza Moro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutorado no Dipartimento di Studi Umanistici (Departamento de Humanidades), da Università Degli Studi di Pavia (Itália). Doutora em Educação (UFPR). Mestre em Educação (UFPR).  Graduada em Psicologia (UFPR). Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado
2023-02-27