CONCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA AVALIAÇÃO NA CRECHE
Abstract
Objetiva-se neste artigo trazer apontamentos observados em pesquisas brasileiras realizadas entre 2014 a 2020, acerca das concepções docentes sobre avaliação na Educação Infantil. Foram analisadas 4 dissertações e 1 artigo. Verificou-se que embora a avaliação seja reconhecida como instrumento de autoavaliação; planejamento; acompanhamento das crianças; e comunicação com as famílias, ainda é uma prática desafiadora e em construção. Apareceram como ferramentas: observação, registro, documentação pedagógica e pareceres individuais. Atrapalham a implementação efetiva: 1) carência de profissionais e altas demandas de trabalho e 2) a ausência de orientação, por parte da coordenação pedagógica ou pela formação inicial insuficiente ou ausência de formação continuada. Embora a avaliação na creche seja um tema esteja ganhando relevância no âmbito das pesquisas em educação, ainda é desafiador realizar uma avaliação que contemple os bebês e as crianças bem pequenas em sua individualidade e especificidade.
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