A PAUTA DO CORPO-TERRITÓRIO COMO ARGUMENTO DE RE-EXISTÊNCIA NA ESCOLA

Palavras-chave: Corpo-Território. Currículo Decolonial. Educação Básica. Espaço Escolar

Resumo

Este artigo, elaborado a partir das discussões do Grupo de Estudos Espaço, Currículo e Avaliação (GEECA) da UFRJ, analisa a relação entre os “giros” territoriais e de(s)coloniais e propõe alternativas curriculares diante da precarização escolar acentuada pela pandemia de Covid-19. Utilizando narrativas autobiográficas, busca compreender a escola pública como território de resistência de grupos subalternos, ressaltando a necessidade de um currículo de(s)colonizado. A narrativa autobiográfica, consolidada como metodologia no campo educacional, é usada para problematizar questões invisibilizadas na escola. O texto explora a hipótese do "currículo de sangue" como contrarreforma, reconhecendo que os resultados ainda são incipientes por demandarem análise aprofundada. Ao conectar a Geografia a experiências concretas, destaca-se a importância de um currículo que valorize as vivências, resistências e lutas de mães, mulheres, professoras e periféricas, atribuindo sentido às existências e às perdas indispensáveis para compreender demandas comuns.

Biografia do Autor

Ana Angelita Neves da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Doutora da faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Debora Cristina Vieira de Simas, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Geografia (UFF). Especialista em Educação Básica (CPII).  Mestra em Geografia (UERJ-FFP) e Doutoranda em Educação (UFRJ). Atualmente é professora da SMERJ e da SEMED SG. 

Luciana Castro Barcellos Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestra em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Graduada em Geografia (UNISUAM) Especialista (UFRJ). Atualmente é professora da SEEDUC RJ e Colégio Pedro II. 

Renata Bernardo Andrade, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Geografia (UNISUAM) Especialista e Mestra em Geografia (UERJ-FFP). Atualmente é professora na SMERJ e SEEDUCRJ.

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Publicado
2025-01-24