ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DO IDEB NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS E SEUS INDICADORES DE FLUXO E PROFICIÊNCIA ENTRE 2007 E 2019

Palavras-chave: Indicadores Educacionais. Qualidade da Educação Básica. Políticas Públicas e Gestão da Educação. Sistemas Educacionais. Tocantins.

Resumo

Este artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período.

Biografia do Autor

Robson Vila Nova Lopes, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc - TO)

Doutorando (2021) e Mestre (2017) em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (2021) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pedagogo (2008) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É membro do Grupo de estudos e pesquisa sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira (GEPAT/CNPQ/UnB); e do Grupo de Estudos sobre a Mundialização da Educação (GEPMundi/CNPQ/UnB). Professor da Educação Básica junto à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO). Membro do Conselho Estadual de Educação no Tocantins (CEE-TO). 

Dini Ribeiro Bezerra, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc - TO)

Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia (2014) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (SENAI/SC). Especialista em Gestão Educacional (2008) pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pedagoga (1995) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH). Professora da Educação Básica junto à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc/TO). Assessora Técnica do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO). 

Jhonata Moreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação (2019), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Gestão Pública (2014) pelo Centro Universitário Euro-Americano. Licenciado em Pedagogia (2020) pela Faculdade Mauá. É Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT (GepeEM); e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMEG). 

Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutorado (2018) pela Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació. Doutor (2002) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Ciências Econômicas (1991) pela Universidade de Caxias do Sul. É líder Grupo de estudos e pesquisa sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira - GEPAT/CNPQ/UnB. Professor-pesquisador da Universidade de Brasília (UnB). É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). 

Referências

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Publicado
2022-03-11