ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DO IDEB NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS E SEUS INDICADORES DE FLUXO E PROFICIÊNCIA ENTRE 2007 E 2019
Abstract
Este artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período.
References
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados e Metas. Disponível em: http://Ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=520913. Acesso em: 22 set. 2020.
BRASIL, Lei nº 13005/2014. Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014.
BRASIL, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Microdados: Censo Escolar 2007-2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 22 set. 2020.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nota Técnica do IDEB. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_i. Acesso em: 09 out. 2020.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAM kW1/document/id/6874720. Acesso em: 05 dez. 2020.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Censo Demográfico Tocantins. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to.html. Acesso em: 22 fev. 2021.
CASTRO, M. H. G. A Consolidação da Política de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p.271-296. 2009.
CHAVES, Wudson. Estratégias de apropriação e utilização dos resultados das avaliações em larga escala: o caso de uma escola estadual do Acre. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013, p. 131. Disponível em:
http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2015/03/WUDSON-CHAVES-DA-SILVA.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
CROZATTI, Jaime. Variáveis de influência no IDEB do ensino fundamental dos municípios. Associação Brasileira de Custos. 2019. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4649. Acesso em: 03 nov. 2020.
SOARES, Francisco José Alves, GONZAGA, Maria Teresa. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PkVXrTbnCJDtDktQxLZNK7dDj/?lang=pt. Acesso em: 16 jul. 2020.
GOMES, M.H.S.; BRESCIANI, L.P. e AMORIM, W.A. Políticas sociais, educação e desenvolvimento econômico: busca por evidências correlacionais a partir das avaliações do IDEB de três municípios paulistas. Gestão e Regionalidade. São Caetano do Sul, 2016, Vol. 32, Nº 94.
KLEIN, R. Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação: Revista da Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 11, n. 40, p. 283-296, jan./mar. 2003b. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escala-de-proficiencia. Acesso em: 23 fev. 2021.
LIMA, Silvia Peixoto, RODRIGUEZ, Margarita Victoria. Políticas educacionais e equidade: revendo conceitos. Revista Contrapontos. V. 8, n. 1, 2008. Disponível em: Disponível em: //www6.univali.br/ser/index.php/rc/article/view /936. Acesso em: 12 dez. 2019.
LOCCO, Leila de Almeida. Políticas públicas de avaliação: o Enem e a escola de ensino médio. Tese de doutorado em Educação: Currículo, PUC-SP, 2005.
LOURENÇO, R.L; NASCIMENTO, J.C.H.B; SAUERBRONN, F.F. e MACEDO, M.A.S.. Determinantes sociais e pedagógicos das notas do IDEB. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, 2016, v. 11, n. 4, p. 27-43.
REZENDE; JANUZZI. Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação: Proposta de aprimoramento do Ideb e de painel de indicadores. Revista do Serviço Público. Brasília, 2008.
SCHUSTER, H.A; ZONATTO, V. Evidências da eficiência de gastos públicos na alocação dos recursos destinados ao ensino fundamental nos estados brasileiros. Contexto Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Fortaleza, 2017: v.15.
SOLIGO, V. A ação do professor e o significado das avaliações em larga escala na prática pedagógica. In: WERLE, F. O. Avaliação em Larga Escala Foco na Escola. São Leopoldo: Oikos, Liber Livros, 2010.
TOCANTINS, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Cultura. Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins – SAETO. Palmas, 20201. Disponível em: https://seduc.to.gov.br/professor/saeto/. Acesso em: 22 fev. 2021.
AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque; SOUZA, José Paulo; LIVRAMENTO, Eloise Helena; FERRAZ, Silvio Antonio. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural. São Paulo, 2014, p. 01 a 20. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/resr/v51n4/a07v51n4.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).