PROGRAMA JOVEM APRENDIZ E OS PILARES DO ESTADO DO BEM-ESTAR: DIREITO À EDUCAÇÃO E AO TRABALHO

PILLARS OF THE YOUNG PROGRAM

Palavras-chave: Estado do Bem-Estar Social. Jovem Aprendiz. Educação. Trabalho.

Resumo

A garantia de direitos sociais é uma das premissas do Estado do Bem-Estar Social. O presente artigo objetiva examinar o debate sobre o Estado do Bem-Estar Social no Brasil, para compreender como este modelo de Estado impactou na garantia de direitos sociais e na implementação de políticas públicas, especificamente no Programa Jovem Aprendiz. De natureza qualitativa e descritiva, trata-se de um estudo de revisão bibliográfica. Chega-se ao seguinte resultado: o Programa Jovem Aprendiz (PJA) foi criado pela lei 10.097/2000 e dados estatísticos do Ministério da Economia entre 2005 a 2018 demonstram que 3.676.888 jovens foram beneficiários, obtendo qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Bárbara Lucchesi Ramacciotti, UNIFIEO/UNISA

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora permanente do Mestrado em Direito e do Doutorado em Psicologia Educacional do UNIFIEO. Coordenadora da Licenciatura em Filosofia da Unisa-SP.

Luciana Nolli, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC, Bacharel em Direito pela Faculdade do Guarujá – FAGU, graduada em Administração pela Universidade Braz Cubas – UBC, pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Potiguar – UnP, Servidora pública municipal.

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Publicado
2021-11-09