JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Lúdico. Jogos. Brincadeiras. Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho trata de investigar a importância da contribuição dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento das crianças na educação infantil, considerando que esses recursos pedagógicos influenciam de maneira significativa no processo ensino aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada, teve como base uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, através de artigos publicados em periódicos, acervos bibliográficos em livros e revistas, eventos de congressos e seminários, visando alcançar respostas para os objetivos propostos. Nesse artigo, a argumentação e a fundamentação teórica foram respaldadas por autores como Vygotsky, Kishimoto, Freire, Santos e Maluf. Com os resultados verificados na pesquisa, ficou evidente que a valorização das atividades lúdicas utilizando os jogos e as brincadeiras pelos professores como ferramenta na sua prática pedagógica, auxilia na formação das crianças, proporcionando aulas mais motivadoras e prazerosas, promovendo um desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social a elas, transformando esse divertimento em aprendizagem para a vida toda.

Biografia do Autor

Luzeni da Silva Araújo, Unitins

Graduada em pedagogia, Unitins.

José Filho Ferreira Nobre, UNITINS

Mestre em matemática, Unitins.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1987.

ANTUNES, Celso, Novas Maneiras de Ensinar - Novas formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.

ARAÚJO, I.R.O. A utilização de Lúdicos para Auxiliar a Aprendizagem e Desmistificar o Ensino da Matemática, 2000. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.

BRASIL, Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do desporto, secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRENELLI, Rosely Palermo. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. São Paulo: Editora Papirus, 4ª edição, 2003.

CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

CARVALHO, A. M. A.; PONTES, F. A. R. Brincadeira é cultura. In: A.M.A. Carvalho; C.M.C. Magalhães, F. A. R. Pontes; I. D. Bichara (Orgs.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca.(pp.15-30). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CHICON, José Francisco. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória: EDUFES, 2004.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 2005.

DEMO, P. Desafios modernos da educação. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

DORNELLES. Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In Carmen Craidy, Gládis E. Kaercher. Educação Infantil, Pra que te quero? Org. – Porto Alegre: ed. Artmed 2001.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: Observação, adequação, inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.

GOUVÊA, Ruth. Recreação. São Paulo: Agir, 1967.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos tradicionais infantis; O jogo a criança e a educação. 7. Edição, Petrópolis. Rio De Janeiro: Vozes,1993.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.) Jogo, brincadeira e a educação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KISHIMOTO, Tizuka Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 6 Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para a educação infantil: conceitos, orientações e práticas. 2 Ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2009.

MILITÃO, Albigenor. Jogos, Dinâmicas e Vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

MIRANDA, Daiana Barth Santos, SANTOS, Patrícia Gonçalves dos, RODRIGUES, Samira de Souza. A Importância dos Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil. Faculdade Multivix. Serra. 2014.

MODESTO, Monica C. A importância da Ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v.5, n.1, p.1-16, 2014.

MORAIS, Elirian de Oliveira, ARAÚJO, Eudeiza Jesus de. Jogos e Brincadeiras: o lúdico na educação infantil e o desenvolvimento intelectual. Artigo. Faculdade Pimenta Bueno-RO, 2016.

MUZZI, A., MOLINA, T. Um diálogo entre a ludicidade e o educador na educação infantil. Jornada de Educação. Mato Grosso do Sul, junho, 2018. Disponível em: http://D:/artigos.

PEREIRA, D. R., SOUSA, B. S. A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras no processo Ensino Aprendizagem de Crianças de um CMEI na cidade de Teresina. Revista Fundamentos do Departamento de Educação da Universidade Federal do Piauí, v.3, n.2, 2015.

PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

SANTOS, Marli Pires dos Santos (org.). O lúdico na formação do Educador. 7. Ed. Petrópolis, RJ: vozes. 2007.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed. Vozes, Petrópolis, 2002.

TEIXEIRA. Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: wak, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., 1998.

WADSWORTH, Barry. Jean Piaget para o professor da pré-escola e 1º grau. São Paulo. Pioneira, 1984.

Publicado
2021-05-04