RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ADULTO DE REFERÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Família. Escola.

Resumo

A abordagem apresentada neste artigo vislubra refletir de forma sintética sobre a importância da participação familiar no processo de desenvolvimento e formação humana da criança de Educação Infantil a partir da compreensão sobre o papel do adulto de referencia e  o desenvolvimento de uma Proposta Pedagógica concernente à fase em questão. Fez-se breve comentário sobre a construção da relação família e escola e sobre a importância em conhecer o cotidiano didático-pedagógico de uma instituição de Educação Infantil tendo como base a realização de uma Oficina Pedagógica em uma instituição que atende o segmento em questão. Fundamentaram esta discussão Ayres (2012), Braga (2014), Carneiro (2014), Medel (2014). Nas considerações finais, faz-se uma relevância sobre a pesquisa, considerando as abordagens teóricas apresentadas.

Biografia do Autor

Luana Vieira de Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales; Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Faculdade de Ciências Agrárias – FCA, Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam, Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Manaus, Gestora de Instituição de Educação Infantil da Divisão Distrital Zona Leste 1 – Semed / Manaus – AM. 

Eraldo Pereira Madeiro, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Tocantins – campus de Araguatins. Docente do Programa de Pós-graduação Em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS – PY. 

Referências

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Publicado
2021-04-14