Práticas pedagógicas em literatura para a formação do aluno leitor

  • Albetania Pessoa de Sousa Professora Especialista do curso de letras UAB/UNITINS Especialista em Gramática Textual Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS

Resumo

Este estudo enfoca o problema do ensino da literatura na escola, cujos objetivos são compreender como ocorre o ensino da literatura na escola, analisando as práticas pedagógicas do ensino da literatura, procurando entender as deficiências que comprometem a abordagem da literatura, descrevendo por meio das visões acadêmicas o que é preciso intervir no processo do ensino da literatura na escola, correlacionando as abordagens dos saberes teóricos de TODOROV, VILLARDI, MOLINA, BRITO entre outros, como forma de encontrar um caminho eficaz para a boa prática do ensino literário, resultando na internalização individual e social do saber por meio do papel que o ensino literário pode proporcionar ao aluno leitor.

Biografia do Autor

Albetania Pessoa de Sousa, Professora Especialista do curso de letras UAB/UNITINS Especialista em Gramática Textual Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS
Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO INGLÊS E LI pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2000), Pós-Graduação em Gramática de Texto pela UNITINS e em Auditoria e Gestão Pública pelo ITOP/EINSTEIN. Atualmente é concursada como Técnico-Administrativo do Quadro Geral do Estado do Tocantins, com lotação na Fundação Universidade do Tocantins, atua também como Professor Bolsista da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Letras, como Professora de Literatura Portuguesa e Brasileira.

Referências

NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil colonial. São Paulo: UNICAMP, 1994.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

TODOROV. Tzevetan. A Literatura em Perigo. Tradução Caio Moreira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

MOLINA. Olga. Ler para Aprender: desenvolvimento de habilidades de estudo. São Paulo: E.P.U, 1992.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

XIMENES, Sergio. Minidicionário da língua portuguesa. 2ª ed. revisão e ampliação. São Paulo: Ediouro, 2000.

MELO, Márcio Araújo de. SILVA, Antonio Adailton. Ensino e Literatura: diversidade e Fronteira. Polifonia, Cuiabá. V. 18, n. 24, p. 111-123, jul/dez., 2011.

SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46.

Referência Eletrônica

BRITO. Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do Indivíduo. Revela n. VIII. 2010, p. 3-12-11. [http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf Acessado em 27/11/2013]

Publicado
2015-08-31
Seção
Artigos