Práticas pedagógicas em literatura para a formação do aluno leitor
Abstract
Este estudo enfoca o problema do ensino da literatura na escola, cujos objetivos são compreender como ocorre o ensino da literatura na escola, analisando as práticas pedagógicas do ensino da literatura, procurando entender as deficiências que comprometem a abordagem da literatura, descrevendo por meio das visões acadêmicas o que é preciso intervir no processo do ensino da literatura na escola, correlacionando as abordagens dos saberes teóricos de TODOROV, VILLARDI, MOLINA, BRITO entre outros, como forma de encontrar um caminho eficaz para a boa prática do ensino literário, resultando na internalização individual e social do saber por meio do papel que o ensino literário pode proporcionar ao aluno leitor.
References
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil colonial. São Paulo: UNICAMP, 1994.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
TODOROV. Tzevetan. A Literatura em Perigo. Tradução Caio Moreira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
MOLINA. Olga. Ler para Aprender: desenvolvimento de habilidades de estudo. São Paulo: E.P.U, 1992.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
XIMENES, Sergio. Minidicionário da língua portuguesa. 2ª ed. revisão e ampliação. São Paulo: Ediouro, 2000.
MELO, Márcio Araújo de. SILVA, Antonio Adailton. Ensino e Literatura: diversidade e Fronteira. Polifonia, Cuiabá. V. 18, n. 24, p. 111-123, jul/dez., 2011.
SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46.
Referência Eletrônica
BRITO. Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do Indivíduo. Revela n. VIII. 2010, p. 3-12-11. [http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf Acessado em 27/11/2013]
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).