SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: O FUNCIONAMENTO E SUAS PRÁTICAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ARAGUATINS – TO

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Sala de Recursos Multifuncionais. Ensino – aprendizagem.

Resumo

A Educação Inclusiva está direcionada para uma educação que foge de preconceitos, que valoriza as diferenças de forma plena. Com o objetivo de inserir todos os alunos ao contexto do ensino regular, sem exceção, com esse intuito, os municípios têm ofertado as Salas de Recursos Multifuncionais. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi de compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede Municipal de Araguatins-TO. A pesquisa tem cunho qualitativo - quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação sistemática e o questionário. Como pressuposto teórico da pesquisa teve como autores Mantoan, Ropoli, Alves, Malheiro. Observou-se, que apesar da ampliação das políticas nacionais para promover a garantia de acesso para todos, necessita ainda progredir muito, exigindo profissionais da educação mais qualificados, com conhecimentos específicos para lidar com as mais diversas necessidades.

Biografia do Autor

Lívia Maria de Carvalho Cardoso Montel, Secretaria de Educação do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Campus Imperatriz, obtida no ano de 2010, graduada também em Artes em 2016 pelo Claretiano Centro Universitário e Complementação Docente em Licenciatura Plena em Letras Inglês no ano de 2018 pela Faculdade Integrada de Araguatins. Especialização em Docência do Ensino Superior no ano de 2012 pela Faculdade Rio Sono, e o Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola no ano de 2016, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atualmente é professora da ESCOLA ESTADUAL ALDINAR GONÇALVES DE CARVALHO, atuando como docente na FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas Pedagógicas, Gênero e Diversidade na Escola e Estágios Supervisionados.

Vanessa Dallete Bispo Gomes, Escola Arte de Crescer

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS/ câmpus Araguatins (2018). Formada na área técnica como Zootecnista, pela Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO (2007).

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Publicado
2021-07-22