O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O artigo objetiva apresentar plataformas que oferecem cursos para a formação docente a partir dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), enquanto um fator significativo na atração ou desistência pela Educação a Distância (EaD) para o docente em capacitação e as estratégias de aplicação posterior. A metodologia qualitativa do Design de Informação (DI) adotada compreende o estudo de caso dos AVAs Cesad-UFS, edX (Harvard e MIT), FIA Online e Coursera. Utilizam-se cinco critérios de análise comparativa: forma, cor, dinamismo, interatividade e usabilidade na apresentação do conteúdo. Na Era de Tecnologia 4.0, o design dos suportes digitais e a simultaneidade de informações disruptivas não podem reproduzir a fixidez dos recursos didáticos impressos.
Referências
CANTISANI, Mariana; LANZI, Lucirene; NAKANO, Natalia; JORENTE, Maria José, CASTRO, Rosane Michelli de. Design da Informação como estratégia facilitadora em Plataformas de Educação a Distância. In: Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Formação, Tecnologias e Cultura Digital. São Carlos: UFSCAR, 2016. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1359, acesso: 30/05/2020.
CARLINER, S. 2000. Physical, cognitive, and affective: a three-part framework for information design. Technical communication, v. 47, n. 4, p. 561-576.
DEBALD, Blasius Silvano. GOLFETO, Norma Viapiana. SOUZA, Isabel Fernandes de. Práticas de formação docente on-line: nova cultura e metodologias ativas de aprendizagem. SOBRAL, Maria Neide. GOMES, Carlos Magno. ROMÃO, Eliana (org.) Didática on-line: teorias e práticas. Maceió: EDUFAL, 2017, p. 143-156.
EDX. About edX. 2013. Disponível em: https://press.edx.org/edxs-free-online-courses-for-learners-of-english Acesso 28/01/2021.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. Ed. Curitiba: Positivo, 2010.
JORDÃO, Matheus Hoffmann. A mudança de comportamento das gerações X,Y,Z e Alfa e suas implicações. TCC Administração. São Carlos: USP, 2016.
LEWIN, Tamar. Education Site Expands Slate of Universities and Courses. The New York Times, 19/09/2012. Disponível em: https://www.nytimes.com/2012/09/19/education/coursera-adds-more-ivy-league-partner-universities.html, acesso em: 31/05/2010.
MILL, Daniel; PIEROBON, Jorge Luiz. Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e conhecimento. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v.20, n.2, pp.202-222, maio./ago. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192, acesso em: 31/05/2020.
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Práticas de formação docente on-line: a experiência de um curso de aperfeiçoamento de gestores públicos. SOBRAL, Maria Neide. GOMES, Carlos Magno. ROMÃO, Eliana (org.) Didática on-line: teorias e práticas. Maceió: EDUFAL, 2017, p. 157-174.
PASSOS, Ravi; MEALHA, Óscar; LIMA-MARQUES, Mamede. Uma discussão sobre o objeto do design da informação, p. 1007-1018 . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference/CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, n.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/20278, acesso em: 31/05/2020.
SILVA, Robson Santos da. Ambientes Virtuais e Multiplataformas Online na EaD: Didática e design tecnológico de cursos digitais. São Paulo: Ed. Novatec, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução nº 26/2020/CONEPE, de 02 de setembro de 2020. Aprova Normas para Atividades Educacionais Remotas Emergenciais para os cursos de Graduação no âmbito da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: CONEPE, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).