O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Design. Informação. Aprendizagem. Virtual.

Resumo

O artigo objetiva apresentar plataformas que oferecem cursos para a formação docente a partir dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), enquanto um fator significativo na atração ou desistência pela Educação a Distância (EaD) para o docente em capacitação e as estratégias de aplicação posterior. A metodologia qualitativa do Design de Informação (DI) adotada compreende o estudo de caso dos AVAs Cesad-UFS, edX (Harvard e MIT), FIA Online e Coursera. Utilizam-se cinco critérios de análise comparativa: forma, cor, dinamismo, interatividade e usabilidade na apresentação do conteúdo. Na Era de Tecnologia 4.0, o design dos suportes digitais e a simultaneidade de informações disruptivas não podem reproduzir a fixidez dos recursos didáticos impressos. 

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel e Licenciada em História (UERJ, 1997), Especialista em História Contemporânea (UFF, 2000), Mestre em Memória Social (UNIRIO, 2001), Doutora em História Social (UFRJ, 2009) com período de pesquisa sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP, 2008). Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PAAC-UFRJ, 2014-2018). Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi professora do PROARQ - Mestrado em Arqueologia da UFS (Linha: Arqueologia Histórica) de 12/2010 a 07/2014. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFS) desde 08/2019.

Priscila Maria de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Foi professora efetiva na Faculdade de Artes Visuais e Museologia do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (2011-2012). Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (2012 - atual), Coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia (2016 - 2020), foi Coordenadora de Estágio do Departamento de Museologia (2013-2016, 2018-atual), Coordenadora do Laboratório de Expografia - LabExpo (2013 - atual), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (2017 - atual).

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Publicado
2021-07-22