O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
O artigo objetiva apresentar plataformas que oferecem cursos para a formação docente a partir dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), enquanto um fator significativo na atração ou desistência pela Educação a Distância (EaD) para o docente em capacitação e as estratégias de aplicação posterior. A metodologia qualitativa do Design de Informação (DI) adotada compreende o estudo de caso dos AVAs Cesad-UFS, edX (Harvard e MIT), FIA Online e Coursera. Utilizam-se cinco critérios de análise comparativa: forma, cor, dinamismo, interatividade e usabilidade na apresentação do conteúdo. Na Era de Tecnologia 4.0, o design dos suportes digitais e a simultaneidade de informações disruptivas não podem reproduzir a fixidez dos recursos didáticos impressos.
References
CANTISANI, Mariana; LANZI, Lucirene; NAKANO, Natalia; JORENTE, Maria José, CASTRO, Rosane Michelli de. Design da Informação como estratégia facilitadora em Plataformas de Educação a Distância. In: Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Formação, Tecnologias e Cultura Digital. São Carlos: UFSCAR, 2016. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1359, acesso: 30/05/2020.
CARLINER, S. 2000. Physical, cognitive, and affective: a three-part framework for information design. Technical communication, v. 47, n. 4, p. 561-576.
DEBALD, Blasius Silvano. GOLFETO, Norma Viapiana. SOUZA, Isabel Fernandes de. Práticas de formação docente on-line: nova cultura e metodologias ativas de aprendizagem. SOBRAL, Maria Neide. GOMES, Carlos Magno. ROMÃO, Eliana (org.) Didática on-line: teorias e práticas. Maceió: EDUFAL, 2017, p. 143-156.
EDX. About edX. 2013. Disponível em: https://press.edx.org/edxs-free-online-courses-for-learners-of-english Acesso 28/01/2021.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. Ed. Curitiba: Positivo, 2010.
JORDÃO, Matheus Hoffmann. A mudança de comportamento das gerações X,Y,Z e Alfa e suas implicações. TCC Administração. São Carlos: USP, 2016.
LEWIN, Tamar. Education Site Expands Slate of Universities and Courses. The New York Times, 19/09/2012. Disponível em: https://www.nytimes.com/2012/09/19/education/coursera-adds-more-ivy-league-partner-universities.html, acesso em: 31/05/2010.
MILL, Daniel; PIEROBON, Jorge Luiz. Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e conhecimento. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v.20, n.2, pp.202-222, maio./ago. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192, acesso em: 31/05/2020.
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Práticas de formação docente on-line: a experiência de um curso de aperfeiçoamento de gestores públicos. SOBRAL, Maria Neide. GOMES, Carlos Magno. ROMÃO, Eliana (org.) Didática on-line: teorias e práticas. Maceió: EDUFAL, 2017, p. 157-174.
PASSOS, Ravi; MEALHA, Óscar; LIMA-MARQUES, Mamede. Uma discussão sobre o objeto do design da informação, p. 1007-1018 . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference/CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, n.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/20278, acesso em: 31/05/2020.
SILVA, Robson Santos da. Ambientes Virtuais e Multiplataformas Online na EaD: Didática e design tecnológico de cursos digitais. São Paulo: Ed. Novatec, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução nº 26/2020/CONEPE, de 02 de setembro de 2020. Aprova Normas para Atividades Educacionais Remotas Emergenciais para os cursos de Graduação no âmbito da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: CONEPE, 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).