EXPERIÊNCIAS COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Formação Docente. Pedagogia Universitária. Universidade Federal do Tocantins.

Resumo

Em busca de apresentar algumas contribuições para formação continuada de professores na docência universitária, destacamos uma experiência da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, entre os anos 2017 e 2020. Este estudo ancora-se, metodologicamente, na análise qualitativa, a partir de pesquisa documental alinhada ao relato e à análise de dados produzidos durante vivências formativas, por meio de questionários e registros de observação. Considerando a literatura analisada e a experiência apresentada, os resultados apontaram para a necessidade de uma política institucional permanente para o tema; de compreensão da docência universitária como profissão; e de criação espaços de interação, considerando as experiências docentes já construídas e os desafios da profissão. Conclui-se que as mudanças ocorridas na sociedade e nas universidades criaram um ambiente próspero para mudanças na pedagogia universitária.

Biografia do Autor

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em História. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Ianed da Luz Sousa , Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína - Tocantins. 

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Publicado
2021-07-22