REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: LEVANTAMENTO DE ESTUDOS
Resumo
O objetivo deste artigo é elaborar e analisar o estado do conhecimento dos estudos sobre as Representações Sociais do Ensino Médio e Projetos de Vida. Para tanto realizou-se um levantamento inicial em base de dados (CAPES e Scielo), a partir da definição sistemática de descritores, considerando os termos Ensino Médio, Projeto de Vida e Representações Sociais. Foram então selecionados 46 estudos, cuja análise qualitativa revelou três perspectivas. Primeiro, ênfase nos aspectos de política educacional (48%), apontando para as fragilidades das mudanças propostas ao Ensino Médio. Segundo, ênfase na perspectiva dos estudantes (35%), identificando que o estudo, o ensino profissionalizante e/ou o Ensino Superior abrem melhores e maiores oportunidades para o futuro de estudantes de escolas públicas. E terceiro, estudos com aporte teórico na Teoria das Representações Sociais-RS (17%), nos quais os objetos de representação articulam-se com e no Ensino Médio, sem, no entanto, este ser o objeto representacional.
Referências
ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 2, p. 375-390, 2015. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000200375&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 jan. 2020.
ALVES-MAZZOTTI, Alda. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 01, n. 01, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponibilidade em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181. Acesso em: 10 fev. 2019
ARAÚJO, Ronaldo Marcos Lima. A reforma do Ensino Médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. HOLOS, [S.l.], v. 8, p. 219-232, dez. 2018. Disponibilidade em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7065. Acesso em: 7 abr. 2019.
ASSIS, David A. Romeros.; GERKEN, Carlos Henrique Souza. Escolhas de vida pós-ensino médio e representações sociais da universidade pública. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 378-395, dez. 2011. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 abr. 2019.
BRAGA, Maria José; XAVIER, Flavia Pereira. Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educar em Revista, Curitiba, n. 62, p. 245-259, Dec. 2016. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400245&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr.2019.
CHAMON, Edna M. Q. Oliveira, CHAMON, Marco Antonio. Representação social e risco: uma abordagem psicossocial. In: CHAMON, Edna M. Q. Oliveira, CHAMON, Marco Antonio (org). Gestão de Organizações Públicas e Privadas. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
CLAUDE, Richard Pierre. Direito à educação e educação para os direitos humanos. Sur - Rede Universitária de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 36-63, 2005. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452005000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 ago. 2020.
CORREA, Licinia Maria; CUNHA, Maria Amália de A. Educational policies and their effects on schooling spaces and times: high school’s reinvention interpreted by youngsters. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e182749, p. 1-30, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100128&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 abr. 2019.
CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 604-622, mar. 2018. Disponibilidade em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469. Acesso em: 7 abr. 2019.
COSTA Elenara Farias Lazzarotto da; OLIVEIRA Clarissa Tochetto de; DIAS Ana Cristina Garcia. Projetos futuros de estudantes do ensino médio de escola pública. Adolescência e Saúde. Vo.14, n. 4, p. 31-40, 2017. Disponibilidade em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=681#. Acesso em: 7 abr. 2019.
CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida. Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 662-677, out. 2017. Disponibilidade em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644283. Acesso em: 7 abr. 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, p. 257-272, 2002.
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 abr. 2019.
FERRETTI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória Nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, 2017. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200385&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
FRANCO, Maria Laura P. Barbosa; NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 112, p. 167-183, 2001. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.
KLEIN, Ana Maria; ARANTES, Valéria Amorim. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 135-154, Mar. 2016 Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100135&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2019.
KUENZER, Acacia Zeneida. Work and school: the flexibilization of high-school teaching in the context of the flexible accumulation regime. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, 2017. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
KUENZER, Acacia Zeneida. Sistema educacional e a formação de trabalhadores: a desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & Saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 57-66, 2020. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000100057&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 abr. 2020.
LAGE, Giselle Carino; PRADO, Ana Pires. Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio. Revista Contemporânea de Educação, [S.l.] v. 13, n. 26, p. 203-221, 2018. Disponibilidade em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/16555. Acesso em: 7 abr. 2019.
LEÃO, Geraldo. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 34, e 177494, p. 1-23, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100126&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr.2019.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
LEBOURG, Elodia Honse; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Eu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 609-627, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000200609&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
LIMA, Marcelo; MACIEL, Samanta Lopes. A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Educação Brasileira. Rio de Janeiro, v. 23, e230058, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100245&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
MARCELINO, Maria Quitéria dos Santos; CATAO, Maria de Fátima Fernandes Martins; LIMA, Claudia Maria Pereira de. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Revista Psicologia, Ciência e Profissão. Brasília, v. 29, n. 3, p. 544-557, set. 2009. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2018.
MEDEIROS NETA, Olivia Morais et al. A educação profissional nas leis de diretrizes e bases da educação: pontos e contrapontos. HOLOS [S.l.], v. 4, p. 172-189, 2018. Disponibilidade em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6982. Acesso em: 7 abr. 2019.
NASCIMENTO, Ivany Pinto. Project of life of adolescents of public schools: a psicossocial study on its representations. Imaginário, São Paulo, v. 12, n. 12, p. 55-80, 2006. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2006000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
NASCIMENTO, Ivany Pinto. Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 31, p. 83-100, 2013. Disponibilidade em https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71529334006. Acesso em: 30 nov. 2019.
OLIVEIRA, Denize Cristina et al. The school and the work among adolescents in high school of São Paulo city: an analysis of social representations. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-39, 2003. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.
OLIVEIRA, Denize Cristina et.al. Teorias do senso comum sobre o trabalho do adolescente em São Paulo e Rio de Janeiro - Brasil. Ciência, Cuidado e Saúde, v.5, n.2, p. 135-146, 2008.
OLIVEIRA, Denize Cristina et al. Representações sociais do trabalho: uma análise comparativa entre jovens trabalhadores e não trabalhadores. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 763-773, 2010. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.
OLIVEIRA, Ramon. O ensino médio e a inserção juvenil no mercado de trabalho. Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 79-98, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000100079&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
PEREIRA, Beatriz Prado; LOPES, Roseli Esquerdo. Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 193-216, 2016. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100193&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães; ARANTES, Valéria Amorim. Values and Feelings in Young Brazilians’ Purposes. Paidéia. Ribeirão Preto, v. 25, n. 61, p. 201-209, 2015. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2015000200201&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 30 nov. 2019.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
SALES, Celecina Veras; VASCONCELOS, Maria Aurilene de Deus Moreira. Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 69-90, 2016 Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100069&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 mar. 2020.
SANTOS, Shyrlei Rosendo Rosendo dos. Os projetos de vida dos jovens da maior favela carioca, a Maré. Revista de Psicologia, v. 9, n. 1, p. 81-96, 2018. Disponibilidade em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20664. Acesso em: 6 abr. 2019.
SILVA, Karen Cristina; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, 2018. Disponibilidade em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30458. Acesso em: 7 abr. 2019.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS, Marise. O ensino médio integrado no contexto da avaliação por resultados. Educação e sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000300567&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
SILVA, Monica Ribeiro. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e214130, p.1-15, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.
SILVEIRA, Emerson Lizandro Dia; SILVA, Roberto Rafael Dias da. A flexibilização como um imperativo político nas políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil: uma leitura crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v.13, n. 4, p. 1759-1778, 2018. Disponibilidade em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11226/7690. Acesso em: 7 abr. 2019.
SOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues et al. Perspectivas de futuro profissional para jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Temas em psicologia. Ribeirão Preto, v. 22, n. 1, p. 223-234, 2014. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 nov. 2018.
SOUZA, Davisson Charles Cangussu; VAZQUEZ, Daniel Arias. Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 2, p. 409-426, 2015. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000200409&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2018.
TARTUCE, Gisela Lobo B. P. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Caderno de Pesquisa. São Paulo, v. 48, n. 168, p. 478-504, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200478&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jun. 2019.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira; SCHLICKMANN, Vitor. Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 2, p. 331-342, 2016. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200331&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2019.
VILHENA, A. P. M. P. Escola e futuro no capital simbólico da juventude em Belém: um estudo de representações sociais. 2019. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2019.
ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. Juventudes e as Múltiplas Maneiras de Ser Jovem na Atualidade. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 48, n. 2, p. 282, 2014. Disponibilidade em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/34421. Acesso em: 12 mar. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).