REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: LEVANTAMENTO DE ESTUDOS

Abstract

O objetivo deste artigo é elaborar e analisar o estado do conhecimento dos estudos sobre as Representações Sociais do Ensino Médio e Projetos de Vida. Para tanto realizou-se um levantamento inicial em base de dados (CAPES e Scielo), a partir da definição sistemática de descritores, considerando os termos Ensino Médio, Projeto de Vida e Representações Sociais. Foram então selecionados 46 estudos, cuja análise qualitativa revelou três perspectivas. Primeiro, ênfase nos aspectos de política educacional (48%), apontando para as fragilidades das mudanças propostas ao Ensino Médio. Segundo, ênfase na perspectiva dos estudantes (35%), identificando que o estudo, o ensino profissionalizante e/ou o Ensino Superior abrem melhores e maiores oportunidades para o futuro de estudantes de escolas públicas. E terceiro, estudos com aporte teórico na Teoria das Representações Sociais-RS (17%), nos quais os objetos de representação articulam-se com e no Ensino Médio, sem, no entanto, este ser o objeto representacional.

Author Biographies

Leonor Santana, Universidade Estácio de Sá - RJ

Doutoranda em Educação, UNESA. 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Criou e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Taubaté, onde atua também ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutoranda em Educação (UNESA), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em Ensino Superior (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura), Ensino Médio Regular, Técnico e Formação de Professores (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) e Ensino Fundamental II (Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e Colégio Bahiense). Atualmente é professora 40 horas com Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II, onde leciona Biologia para o Ensino Médio, no campus Niterói, e Metodologias para aulas práticas no Ensino de Ciências no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), no campus São Cristõvão III.

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Published
2021-07-22