REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: LEVANTAMENTO DE ESTUDOS

Palavras-chave: Representações sociais, Ensino Médio, Ensino Profissional, Projeto de vida, Estudantes

Resumo

O objetivo deste artigo é elaborar e analisar o estado do conhecimento dos estudos sobre as Representações Sociais do Ensino Médio e Projetos de Vida. Para tanto realizou-se um levantamento inicial em base de dados (CAPES e Scielo), a partir da definição sistemática de descritores, considerando os termos Ensino Médio, Projeto de Vida e Representações Sociais. Foram então selecionados 46 estudos, cuja análise qualitativa revelou três perspectivas. Primeiro, ênfase nos aspectos de política educacional (48%), apontando para as fragilidades das mudanças propostas ao Ensino Médio. Segundo, ênfase na perspectiva dos estudantes (35%), identificando que o estudo, o ensino profissionalizante e/ou o Ensino Superior abrem melhores e maiores oportunidades para o futuro de estudantes de escolas públicas. E terceiro, estudos com aporte teórico na Teoria das Representações Sociais-RS (17%), nos quais os objetos de representação articulam-se com e no Ensino Médio, sem, no entanto, este ser o objeto representacional.

Biografia do Autor

Leonor Santana, Universidade Estácio de Sá - RJ

Doutoranda em Educação, UNESA. 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Criou e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Taubaté, onde atua também ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutoranda em Educação (UNESA), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em Ensino Superior (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura), Ensino Médio Regular, Técnico e Formação de Professores (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) e Ensino Fundamental II (Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e Colégio Bahiense). Atualmente é professora 40 horas com Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II, onde leciona Biologia para o Ensino Médio, no campus Niterói, e Metodologias para aulas práticas no Ensino de Ciências no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), no campus São Cristõvão III.

Referências

ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 41, p. 17-29, 2016. Disponibilidade em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055002. Acesso em: abr. 2019.

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 2, p. 375-390, 2015. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000200375&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 jan. 2020.

ALVES-MAZZOTTI, Alda. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 01, n. 01, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponibilidade em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181. Acesso em: 10 fev. 2019

ARAÚJO, Ronaldo Marcos Lima. A reforma do Ensino Médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. HOLOS, [S.l.], v. 8, p. 219-232, dez. 2018. Disponibilidade em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7065. Acesso em: 7 abr. 2019.

ASSIS, David A. Romeros.; GERKEN, Carlos Henrique Souza. Escolhas de vida pós-ensino médio e representações sociais da universidade pública. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 378-395, dez. 2011. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 abr. 2019.

BRAGA, Maria José; XAVIER, Flavia Pereira. Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educar em Revista, Curitiba, n. 62, p. 245-259, Dec. 2016. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400245&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr.2019.

CHAMON, Edna M. Q. Oliveira, CHAMON, Marco Antonio. Representação social e risco: uma abordagem psicossocial. In: CHAMON, Edna M. Q. Oliveira, CHAMON, Marco Antonio (org). Gestão de Organizações Públicas e Privadas. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

CLAUDE, Richard Pierre. Direito à educação e educação para os direitos humanos. Sur - Rede Universitária de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 36-63, 2005. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452005000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 ago. 2020.

CORREA, Licinia Maria; CUNHA, Maria Amália de A. Educational policies and their effects on schooling spaces and times: high school’s reinvention interpreted by youngsters. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e182749, p. 1-30, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100128&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 abr. 2019.

CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 604-622, mar. 2018. Disponibilidade em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469. Acesso em: 7 abr. 2019.

COSTA Elenara Farias Lazzarotto da; OLIVEIRA Clarissa Tochetto de; DIAS Ana Cristina Garcia. Projetos futuros de estudantes do ensino médio de escola pública. Adolescência e Saúde. Vo.14, n. 4, p. 31-40, 2017. Disponibilidade em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=681#. Acesso em: 7 abr. 2019.

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida. Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 662-677, out. 2017. Disponibilidade em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644283. Acesso em: 7 abr. 2019.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, p. 257-272, 2002.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 abr. 2019.

FERRETTI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória Nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, 2017. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200385&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa; NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 112, p. 167-183, 2001. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.

KLEIN, Ana Maria; ARANTES, Valéria Amorim. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 135-154, Mar. 2016 Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100135&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2019.

KUENZER, Acacia Zeneida. Work and school: the flexibilization of high-school teaching in the context of the flexible accumulation regime. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, 2017. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

KUENZER, Acacia Zeneida. Sistema educacional e a formação de trabalhadores: a desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & Saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 57-66, 2020. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000100057&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 abr. 2020.

LAGE, Giselle Carino; PRADO, Ana Pires. Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio. Revista Contemporânea de Educação, [S.l.] v. 13, n. 26, p. 203-221, 2018. Disponibilidade em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/16555. Acesso em: 7 abr. 2019.

LEÃO, Geraldo. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 34, e 177494, p. 1-23, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100126&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr.2019.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

LEBOURG, Elodia Honse; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Eu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 609-627, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000200609&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

LIMA, Marcelo; MACIEL, Samanta Lopes. A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Educação Brasileira. Rio de Janeiro, v. 23, e230058, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100245&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

MARCELINO, Maria Quitéria dos Santos; CATAO, Maria de Fátima Fernandes Martins; LIMA, Claudia Maria Pereira de. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Revista Psicologia, Ciência e Profissão. Brasília, v. 29, n. 3, p. 544-557, set. 2009. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2018.

MEDEIROS NETA, Olivia Morais et al. A educação profissional nas leis de diretrizes e bases da educação: pontos e contrapontos. HOLOS [S.l.], v. 4, p. 172-189, 2018. Disponibilidade em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6982. Acesso em: 7 abr. 2019.

NASCIMENTO, Ivany Pinto. Project of life of adolescents of public schools: a psicossocial study on its representations. Imaginário, São Paulo, v. 12, n. 12, p. 55-80, 2006. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2006000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

NASCIMENTO, Ivany Pinto. Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 31, p. 83-100, 2013. Disponibilidade em https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71529334006. Acesso em: 30 nov. 2019.

OLIVEIRA, Denize Cristina et al. The school and the work among adolescents in high school of São Paulo city: an analysis of social representations. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-39, 2003. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.

OLIVEIRA, Denize Cristina et.al. Teorias do senso comum sobre o trabalho do adolescente em São Paulo e Rio de Janeiro - Brasil. Ciência, Cuidado e Saúde, v.5, n.2, p. 135-146, 2008.

OLIVEIRA, Denize Cristina et al. Representações sociais do trabalho: uma análise comparativa entre jovens trabalhadores e não trabalhadores. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 763-773, 2010. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.

OLIVEIRA, Ramon. O ensino médio e a inserção juvenil no mercado de trabalho. Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 79-98, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000100079&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.


PEREIRA, Beatriz Prado; LOPES, Roseli Esquerdo. Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 193-216, 2016. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100193&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães; ARANTES, Valéria Amorim. Values and Feelings in Young Brazilians’ Purposes. Paidéia. Ribeirão Preto, v. 25, n. 61, p. 201-209, 2015. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2015000200201&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 30 nov. 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.

SALES, Celecina Veras; VASCONCELOS, Maria Aurilene de Deus Moreira. Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 69-90, 2016 Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100069&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 mar. 2020.

SANTOS, Shyrlei Rosendo Rosendo dos. Os projetos de vida dos jovens da maior favela carioca, a Maré. Revista de Psicologia, v. 9, n. 1, p. 81-96, 2018. Disponibilidade em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20664. Acesso em: 6 abr. 2019.

SILVA, Karen Cristina; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, 2018. Disponibilidade em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30458. Acesso em: 7 abr. 2019.

SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS, Marise. O ensino médio integrado no contexto da avaliação por resultados. Educação e sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000300567&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

SILVA, Monica Ribeiro. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e214130, p.1-15, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2019.

SILVEIRA, Emerson Lizandro Dia; SILVA, Roberto Rafael Dias da. A flexibilização como um imperativo político nas políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil: uma leitura crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v.13, n. 4, p. 1759-1778, 2018. Disponibilidade em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11226/7690. Acesso em: 7 abr. 2019.

SOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues et al. Perspectivas de futuro profissional para jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Temas em psicologia. Ribeirão Preto, v. 22, n. 1, p. 223-234, 2014. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 nov. 2018.

SOUZA, Davisson Charles Cangussu; VAZQUEZ, Daniel Arias. Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 2, p. 409-426, 2015. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000200409&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2018.

TARTUCE, Gisela Lobo B. P. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Caderno de Pesquisa. São Paulo, v. 48, n. 168, p. 478-504, 2018. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200478&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jun. 2019.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; SCHLICKMANN, Vitor. Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 2, p. 331-342, 2016. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200331&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2019.

VILHENA, A. P. M. P. Escola e futuro no capital simbólico da juventude em Belém: um estudo de representações sociais. 2019. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2019.

ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. Juventudes e as Múltiplas Maneiras de Ser Jovem na Atualidade. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 48, n. 2, p. 282, 2014. Disponibilidade em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/34421. Acesso em: 12 mar. 2020.
Publicado
2021-07-22