AVALIAR PARA QUÊ? AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Registros. Criança.

Resumo

Este artigo objetiva descrever sobre a documentação pedagógica e avaliação no cotidiano da educação infantil além de trazer relatos das vivências experienciadas pela autora deste texto, conectando desafios e progressos quanto aos registros em diários, relatos, fotos e vídeos das vivências e aprendizagens das crianças no cotidiano para a documentação pedagógica e escrita da avaliação. Durante o percurso em diferentes instituições escolares foi vivenciado dois modelos de avaliação: as fichas avaliativas e os registros de vivências, nomenclatura utilizada na instituição para substituir o termo avaliação por entender que, este documento traz os registros das experiências, desafios e processos das crianças como protagonista de suas relações e aprendizagens, na qual, cabe ao docente registrar os avanços da criança em participação com ela, respeitando sua subjetividade. Concomitante aos relatos das experiências vividas, autores e textos sobre a temática vem de encontro para relacionar teoria e práticas avaliativas. Acredito que, para o processo avaliativo na educação infantil ocorrer de maneira reflexiva são bases essenciais: sensibilidade, olhar aguçado, diálogo entre os atores deste processo, docente e criança, e o encantamento pelo fazer da docência.

Biografia do Autor

Andreza Alves de Andrade, Professora de Educação Infantil no Município de Gaspar

Graduada em Pedagogia (UNIASSELVI). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIASSELVI). Professora de Educação Infantil do Município de Gaspar - SC. 

Referências

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Publicado
2021-02-24