AVALIAR PARA QUÊ? AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Resumen

Este artigo objetiva descrever sobre a documentação pedagógica e avaliação no cotidiano da educação infantil além de trazer relatos das vivências experienciadas pela autora deste texto, conectando desafios e progressos quanto aos registros em diários, relatos, fotos e vídeos das vivências e aprendizagens das crianças no cotidiano para a documentação pedagógica e escrita da avaliação. Durante o percurso em diferentes instituições escolares foi vivenciado dois modelos de avaliação: as fichas avaliativas e os registros de vivências, nomenclatura utilizada na instituição para substituir o termo avaliação por entender que, este documento traz os registros das experiências, desafios e processos das crianças como protagonista de suas relações e aprendizagens, na qual, cabe ao docente registrar os avanços da criança em participação com ela, respeitando sua subjetividade. Concomitante aos relatos das experiências vividas, autores e textos sobre a temática vem de encontro para relacionar teoria e práticas avaliativas. Acredito que, para o processo avaliativo na educação infantil ocorrer de maneira reflexiva são bases essenciais: sensibilidade, olhar aguçado, diálogo entre os atores deste processo, docente e criança, e o encantamento pelo fazer da docência.

Biografía del autor/a

Andreza Alves de Andrade, Professora de Educação Infantil no Município de Gaspar

Graduada em Pedagogia (UNIASSELVI). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIASSELVI). Professora de Educação Infantil do Município de Gaspar - SC. 

Citas

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Publicado
2021-02-24