AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO VEICULADAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Políticas Curriculares. Neoliberalismo.

Resumo

Este artigo busca identificar quais concepções de avaliação perpassam as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil – DCNEI de 1999 e de 2009 e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A análise desses documentos, bem como de leis, pareceres e resoluções emitidos pelo governo brasileiro, permitiram compreender que as decisões tomadas tanto na década de noventa como nos anos dois mil, estão em consonância com o contexto mundial, especialmente com organismos internacionais e grupos empresariais. Isso leva a identificar que a perspectiva de avaliação na Educação Infantil, em alguns documentos analisados, vincula-se a uma perspectiva de desempenho e preparo para o mercado de trabalho. Ancorado nos trabalhos de DahlBerg, Moss e Pence (2003). Moss (2008), Abramowicz, Cruz e Moruzzi (2016), Correa (2019), Souza, Moro e Coutinho (2019), o texto afirma que há um alinhado das políticas educacionais para Educação Infantil a um modelo neoliberal de sociedade.

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-doutora em Educação pelas University of Illinois - UIUC nos Estados Unidos e na University of Canterbury - UC, na Nova Zelândia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento-GEALI/FURG. 

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. 

Gabriela Ortiz Prado, Rede Municipal do Rio Grande

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Professora da Educação Infantil na Rede Municipal do Rio Grande. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento-GEALI/FURG. 

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Publicado
2021-02-24