AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO VEICULADAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Abstract
Este artigo busca identificar quais concepções de avaliação perpassam as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil – DCNEI de 1999 e de 2009 e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A análise desses documentos, bem como de leis, pareceres e resoluções emitidos pelo governo brasileiro, permitiram compreender que as decisões tomadas tanto na década de noventa como nos anos dois mil, estão em consonância com o contexto mundial, especialmente com organismos internacionais e grupos empresariais. Isso leva a identificar que a perspectiva de avaliação na Educação Infantil, em alguns documentos analisados, vincula-se a uma perspectiva de desempenho e preparo para o mercado de trabalho. Ancorado nos trabalhos de DahlBerg, Moss e Pence (2003). Moss (2008), Abramowicz, Cruz e Moruzzi (2016), Correa (2019), Souza, Moro e Coutinho (2019), o texto afirma que há um alinhado das políticas educacionais para Educação Infantil a um modelo neoliberal de sociedade.
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