POR UMA AVALIAÇÃO VIVA E VIVIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Crianças e o seu processo de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tematiza a reflexão sobre uma avaliação não classificatória, excludente ou punitiva, rompendo com os modelos que ainda estão presentes em algumas escolas de educação infantil. Propõe-se um olhar sensível acerca do potencial das crianças e o seu processo de aprendizagem, respeitando as singularidades de cada um, vivendo em um ambiente de atenção, escuta e respeito. O adulto precisa estar ao lado, observando e apoiando o quanto os bebês e as crianças são capazes de fazer e conquistar em espaços de aprendizagens e interações.  Diante disso, no primeiro momento, são trazidas algumas reflexões teóricas acerca da Educação Infantil e a sua importância, após discussões sobre a avaliação mediadora e o portfólio, com um olhar de uma documentação pedagógica viva, com a participação das crianças nesse processo de construção.

Biografia do Autor

João Luiz Silva da Rosa, Uniasselvi

Pedagogo - UNIASSELVI (2017). Psicopedagogo Institucional - IERGS (2017). Especialista em Educação Especial Inclusiva – IERGS (2017). Assessor pedagógico Escola de Educação Infantil Florescer (Canoas/RS). Coordenador Projeto Social REDIPASC (Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania). Colaborador do Instituto Ciência & Saber (Porto Alegre/RS). Trabalha com formações de professores da Educação Infantil e municípios. 

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Publicado
2021-02-24