POR UMA AVALIAÇÃO VIVA E VIVIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Este artigo tematiza a reflexão sobre uma avaliação não classificatória, excludente ou punitiva, rompendo com os modelos que ainda estão presentes em algumas escolas de educação infantil. Propõe-se um olhar sensível acerca do potencial das crianças e o seu processo de aprendizagem, respeitando as singularidades de cada um, vivendo em um ambiente de atenção, escuta e respeito. O adulto precisa estar ao lado, observando e apoiando o quanto os bebês e as crianças são capazes de fazer e conquistar em espaços de aprendizagens e interações. Diante disso, no primeiro momento, são trazidas algumas reflexões teóricas acerca da Educação Infantil e a sua importância, após discussões sobre a avaliação mediadora e o portfólio, com um olhar de uma documentação pedagógica viva, com a participação das crianças nesse processo de construção.
References
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em
________. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB 5/2009, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. DOU.18 de dezembro de 2009, Seção 1, p.18.
FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
HOFFMANN, Jussara. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2018.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
PARENTE, C. A construção de práticas alternativas de avaliação na pedagogia da infância: sete jornadas de aprendizagem. Braga, 2004. Dissertação (Doutorado) – Universidade do Minho.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
SHORES, E. F; GRACE, C. Manual de portfólio: um guia passo a passo para professores. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, J. P; URT, S. C. Educação infantil e avaliação: uma ação mediadora. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente: v. 25, n. 3, p. 56-78, set./dez. 2014.
TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: agora chega! Porto Alegre: Artmed, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).