ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DA LEI AO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
A questão da representação do negro e da história e cultura africana encontra-se como foco central deste trabalho, cujo objetivo é dar visibilidade aos estudos sobre a cultura afro-brasileira. O estudo foi realizado buscando compreender os movimentos negros como protagonistas de sua própria história, conquistas e vitórias emancipatórias, destacando as lutas e pressões para a implementação de políticas e afirmativas educacionais, voltadas para a construção de uma pedagogia, que promova a superação do racismo e da desigualdade racial. Intencionamos também, proporcionar, por meio da abordagem literária, subsídios aos docentes para o cumprimento efetivo da Lei 10.639/03. Por fim, discutimos os resultados de uma pesquisa realizada em escolas de redes públicas e privadas, no município de Palmas e as dificuldades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03, bem como a forma pela qual esta lei pode ser percebida como uma poderosa política de equidade social.
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