ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DA LEI AO COTIDIANO ESCOLAR
Abstract
A questão da representação do negro e da história e cultura africana encontra-se como foco central deste trabalho, cujo objetivo é dar visibilidade aos estudos sobre a cultura afro-brasileira. O estudo foi realizado buscando compreender os movimentos negros como protagonistas de sua própria história, conquistas e vitórias emancipatórias, destacando as lutas e pressões para a implementação de políticas e afirmativas educacionais, voltadas para a construção de uma pedagogia, que promova a superação do racismo e da desigualdade racial. Intencionamos também, proporcionar, por meio da abordagem literária, subsídios aos docentes para o cumprimento efetivo da Lei 10.639/03. Por fim, discutimos os resultados de uma pesquisa realizada em escolas de redes públicas e privadas, no município de Palmas e as dificuldades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03, bem como a forma pela qual esta lei pode ser percebida como uma poderosa política de equidade social.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).