OS SABERES TRADICIONAIS E A MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ITACURUÇÁ (ABAETETUBA/PARÁ)

Palavras-chave: História Oral. Cultura. Política. Educação. Quilombola.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade quilombola do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). Destacamos o objetivo de analisar as suas formas de organização política; cultural e educacional, na medida em que se identifica a relação com os saberes tradicionais e com a memória coletiva da comunidade. Neste percurso, acionamos como metodologia a história oral, em uma abordagem qualitativa, ao registrarmos a memória coletiva da comunidade para o entendimento e valorização de suas tradições. Desta forma, a pesquisa aponta que a comunidade se coloca como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais e expressões culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais ligados às atividades produtivas. Assim, a despeito dos procedimentos técnicos advindos de uma ordem cultural que lhes são externas, a comunidade encontra ferramentas para recontextualizar suas formas de se relacionar com a natureza e com o mundo.

Biografia do Autor

Laércio Farias da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências Naturais (UFPA/Abaetetuba; especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação (IFPA); Mestre em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). Atuou no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID UFPA).Exerceu a função de coordenador do Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (Cursinho Popular) enquanto presidente do Diretório Acadêmico da UFPA Abaetetuba (2013/2014). É componente do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe), fez parte da comissão que promove o debate acerca da revisão do projeto Político Pedagógico das escolas do Campo (Abaetetuba/Pa). Já atuou como professor colaborador do curso de Educação do Campo pela UFPA Campus de Abaetetuba e atua como professor colaborador no curso de Pedagogia pela Faculdade da Amazônia (FAM) e nos cursos de graduação em Pedagogia e pós graduação em gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará (FAETE). Tem ampla experiência na área educacional e administrativa, pelo acúmulo de três anos de atuação em setores desta natureza no Instituto Federal do Pará e Universidade Federal do Pará através do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR), ambos na cidade de Abaetetuba. Ainda tem experiência na área de Engenharia Civil, a partir da conclusão do curso técnico-integrado em Edificações no IFPA Campus de Abaetetuba.

Mara Rita Duarte de Oliveira, Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB - Câmpus da Liberdade)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista em Educação e Informática pela Universidade Federal do Pará (1997). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (1994). Professora Associada I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/Campus de Cametá). Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE). Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). Ex-Coordenadora Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID- Diversidade-UFPA). Atua nos cursos de Agronomia, Licenciatura em Educação do campo, Pedagogia, Física, Química, Matemática e Biologia (ICEN-UNILAB). Tem experiência na área de educação formal e não-formal, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Trabalho e educação, Saberes Tradicionais, Saberes e Práticas Culturais de professores. Memória e Formação de Professores e Prática Docente em Classes Multisseriadas e Escolas Quilombolas e também em projetos de extensão rural para agricultores familiares, juventude do campo e quilombola, formação continuada de professores do campo e da cidade . Também é psicanalista, associada a Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise (ABRAFP), atua junto a grupos vulneráveis, em especial mulheres e jovens vítimas de violência e abusos sexual.

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Publicado
2022-05-17