OS SABERES TRADICIONAIS E A MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ITACURUÇÁ (ABAETETUBA/PARÁ)

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade quilombola do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). Destacamos o objetivo de analisar as suas formas de organização política; cultural e educacional, na medida em que se identifica a relação com os saberes tradicionais e com a memória coletiva da comunidade. Neste percurso, acionamos como metodologia a história oral, em uma abordagem qualitativa, ao registrarmos a memória coletiva da comunidade para o entendimento e valorização de suas tradições. Desta forma, a pesquisa aponta que a comunidade se coloca como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais e expressões culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais ligados às atividades produtivas. Assim, a despeito dos procedimentos técnicos advindos de uma ordem cultural que lhes são externas, a comunidade encontra ferramentas para recontextualizar suas formas de se relacionar com a natureza e com o mundo.

Author Biographies

Português, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências Naturais (UFPA/Abaetetuba; especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação (IFPA); Mestre em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). Atuou no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID UFPA).Exerceu a função de coordenador do Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (Cursinho Popular) enquanto presidente do Diretório Acadêmico da UFPA Abaetetuba (2013/2014). É componente do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe), fez parte da comissão que promove o debate acerca da revisão do projeto Político Pedagógico das escolas do Campo (Abaetetuba/Pa). Já atuou como professor colaborador do curso de Educação do Campo pela UFPA Campus de Abaetetuba e atua como professor colaborador no curso de Pedagogia pela Faculdade da Amazônia (FAM) e nos cursos de graduação em Pedagogia e pós graduação em gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará (FAETE). Tem ampla experiência na área educacional e administrativa, pelo acúmulo de três anos de atuação em setores desta natureza no Instituto Federal do Pará e Universidade Federal do Pará através do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR), ambos na cidade de Abaetetuba. Ainda tem experiência na área de Engenharia Civil, a partir da conclusão do curso técnico-integrado em Edificações no IFPA Campus de Abaetetuba.

Português Português, Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB - Câmpus da Liberdade)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista em Educação e Informática pela Universidade Federal do Pará (1997). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (1994). Professora Associada I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/Campus de Cametá). Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE). Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). Ex-Coordenadora Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID- Diversidade-UFPA). Atua nos cursos de Agronomia, Licenciatura em Educação do campo, Pedagogia, Física, Química, Matemática e Biologia (ICEN-UNILAB). Tem experiência na área de educação formal e não-formal, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Trabalho e educação, Saberes Tradicionais, Saberes e Práticas Culturais de professores. Memória e Formação de Professores e Prática Docente em Classes Multisseriadas e Escolas Quilombolas e também em projetos de extensão rural para agricultores familiares, juventude do campo e quilombola, formação continuada de professores do campo e da cidade . Também é psicanalista, associada a Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise (ABRAFP), atua junto a grupos vulneráveis, em especial mulheres e jovens vítimas de violência e abusos sexual.

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Published
2022-05-17