PROFESSORES ACOLHEDORES: APROXIMAÇÕES PRELIMINARES AO CONCEITO

Palavras-chave: Formação. Compreensão Humana. Práticas de Ensino Humanizadas.

Resumo

A formação de professores para o ensino superior tornou-se foco de discussão para vários estudiosos que buscam uma proposta mais humana e solidária de formação. O objetivo desse artigo foi caracterizar o conceito de professores acolhedores a partir do entendimento de pesquisadores, professores e alunos integrantes de um grupo de pesquisa da área da educação. Tratou-se de um estudo de caso de metodologia qualitativa que teve como base a analise textual discursiva sobre relatos digitais dos participantes. Por essa caracterização, o professor acolhedor seria aquele capaz de favorecer a autopoiésis, mediar conhecimentos e emoções e de praticar a compreensão humana, características que fogem à tradição conteudista de formação e indicam a necessidade de praticas de ensino humanizadas.

Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda , Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Aveiro/ Portugal e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS). Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA), Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro (UA)

Doutor em Didática. Professor Associado c/agregação do departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e Investigador no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) de Portugal, Universidade de Aveiro (UA). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos