PROFESSORES ACOLHEDORES: APROXIMAÇÕES PRELIMINARES AO CONCEITO
Abstract
A formação de professores para o ensino superior tornou-se foco de discussão para vários estudiosos que buscam uma proposta mais humana e solidária de formação. O objetivo desse artigo foi caracterizar o conceito de professores acolhedores a partir do entendimento de pesquisadores, professores e alunos integrantes de um grupo de pesquisa da área da educação. Tratou-se de um estudo de caso de metodologia qualitativa que teve como base a analise textual discursiva sobre relatos digitais dos participantes. Por essa caracterização, o professor acolhedor seria aquele capaz de favorecer a autopoiésis, mediar conhecimentos e emoções e de praticar a compreensão humana, características que fogem à tradição conteudista de formação e indicam a necessidade de praticas de ensino humanizadas.
References
ALARCÃO, I.:CANHA, B. Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.
ALVES, MDF. Favorecendo a inclusão pelos caminhos do coração: complexidade, pensamento eco-sistêmico e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: WAK, 2009.
ARRUDA, MP. O paradigma emergente da educação: o professor como mediador de emoções. ETD - Educação Temática Digital, 14(2), 290-303, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1235.
_____________. O Exercício da Amorosidade como Atitude de Mudança Paradigmática para a Docência. Revista Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, p.257-273, Jan./Abr., 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5760.
_____________; GHIGGI,G. Conversações sobre educação popular e educação permanente – propostas concorrentes e complementares? REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 19, n. 1, Passo Fundo, p. 135-150, jan./jun. 2012.
_____________; PORTAL, LLF. Saberes e Fazeres Docentes: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXI. Revista Percursos Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 199 – 210, jan. / jun. 2012.
ASSMANN, H. Reencantar a Educação – rumo à sociedade aprendente, Petrópolis: RJ, Vozes, 1998.
AZEVEDO, T; ROWELL V. Competências e habilidades no processo de aprendizagem. Caxias do Sul, Brasil, 2009.
BEHRENS, MA. A formação Pedagógica e os desafios do mundo moderno. IN: MASETTO, M. (Org.) Docência na Universidade. 4 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002. p.57-68.
______________. Paradigmas da complexidade. Metodologia de projetos, Contratos didáticos e Portfólios. Ed. Vozes. Petrópolis, RJ. 2008.
CALLEGARI, K. As implicações da percepção da corporeidade no processo de formação de professores. Passo Fundo: UPF, 2006.
DAMÁSIO, AR. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2ª ed. Trad. Dora Vicente & Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ENNIS, R. Critical Thinking Dispositions: Their nature and assessability. 18 (2), 165-182, 1996. Disponível em: http://tngpapers.uwindsor.calojs/leddy/index.php/informal logic/articlelviewl2378. Acesso em: 26 ago. 2019.
FERREIRA, C. A. A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula. Porto: Porto Editora, 2007.
JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar e as razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
GRILO, M. Desafios da educação. Ideias para uma política educativa no século XXI. Lisboa: Oficina do Livro, 2002.
MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Org. e tradução Cristina Magro eVictor Paredes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
______________. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
______________. VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Psy, 1995.
______________. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
______________; REZEPKA, S. N. Formação e capacitação humana. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORAES, MC; TORRE, SL. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis –RJ: Vozes, 2004.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc. educ. Bauru , v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 ago. 2019.
______________; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas rostos. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, abril de 2006.
Ministério da Educação (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Retrieved from: http://dge.mec.pt/perfil.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 09. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2011. p.128.
_______ . Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 08. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO. 2003. p.118.
________ . Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NÓVOA. A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
_____________. Dez novas competências para ensinar: Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PORTAL,LLF. Educação para a Inteireza. IN: MOROSINI, M. C. Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário vol. 2; Brasília: Inep/MEC 2006 p. 77.
_____________. Educação para inteireza: um (re)descobrir-se. In Revista Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. especial, p. 285-296, out. 2007.
RELVAS, MP. Neurociência e Educação ? Potencialidade dos generos humanos na sala de aula. Rio de Janeiro: Wark ed., 2009.
ROLDÃO, MC. Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. São Paulo: Editorial Presença.2003.
_____________. O lugar das competências no currículo – ou o currículo enquanto lugar das competências? Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.11, n.3, pp.585-596, 2009.
ROSAS, R. Y. & SEBASTIÁN, C. Piaget, Vigotski y Maturana: constructivismo a tres voces. Buenos Aires: Aique, 2001.
SAMPIERI, RH; COLLADO, CF; LUCIO, MPB. Metodologia de Pesquisa. In: SAMPIERI, RH; COLLADO, CF; LUCIO, MPB. Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa. 5ed. Porto Alegre: Penso, 2013, v. 1, p. 99-110.
VIEIRA, R. M. & TENREIRO-VIEIRA, C. Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget, 2005.
Tenreiro-Vieira, C. & vieira, r. M. Educação em ciências numa perspectiva de literacia científica crítica In: Documentos de trabajo de iberciencia | n.º 02 construindo práticas didático-pedagógicas promotoras da literacia científica e do pensamento crítico, madrid, españa, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).