FEIRAS LIVRES DE GOIÂNIA – GOIÁS – BRASIL: ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE FEIRANTES AGRICULTORES FAMILIARES

Palavras-chave: Canal de Comercialização. Agricultura Familiar. Mercado a Céu Aberto. Trocas Simbólicas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a efetiva participação de agricultores familiares neste canal, identificar suas relações nas dimensões social, cultural e econômica e espacialização no município de Goiânia. Realizou-se pesquisa de campo com feirantes das 116 feiras livres cadastradas no município. Utilizou-se método qualitativo, com nuances quantitativo descritivo, os procedimentos pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa descritiva envolveu coleta de dados padronizados, com aplicação de questionários e técnicas de observação. Os resultados mostraram que os feirantes se estabelecem num processo de economia das trocas simbólicas, interagem entre si e demais atores, numa troca entre capitais simbólicos, econômicos, sociais e culturais, mantêm seu modo de viver e, suas raízes e se movimentam comercialmente neste mercado a céu aberto, adequando-se às normas de funcionamento, espacialidade, temporalidades e territorialidades.

Biografia do Autor

Blenda Domingues Bittencourt, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - Escola de Agronomia. Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (2013). Pós-Graduação: Especialista em Capacitação e Planejamento em Turismo pela Universidade Federal de Goiás - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais/IESA (2003).

Márcio Caliari, Universidade Estadual de Londrinas (UEL)

Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1997). Graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1985).

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Publicado
2021-12-16