POR QUE RESPONDEMOS MAL À PANDEMIA DE COVID-19? TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS NOS SABERES DOCENTES DA SAÚDE
Resumo
Considerando que a formação dos acadêmicos na área de saúde tem sido fragmentada e incompleta, contribuindo para uma inocuidade e ineficácia na compreensão, preparação e ação frente a epidemias e outras doenças coletivas, o presente ensaio teve como objetivo demostrar a necessidade de melhoria dos saberes dos profissionais de saúde em conteúdos e competências relacionadas à saúde coletiva/saúde pública. Para além do simples diagnóstico, são propostas diversas disciplinas de devem ser incorporadas nos currículos dos cursos superiores de saúde, que certamente podem trazer melhoria substancial nas competências e habilidades profissionais, bem como dos saberes docentes para os desafios das futuras doenças emergentes e reemergentes
Referências
ALMEIDA FILHO, Naomar Monteiro de. Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.6, p.1677-82, jun. 2013.
AMARAL, Carmen Lúcia Costa; XAVIER, Eduardo da Silva; MACIEL, Maria DeLourdes. Abordagem das relações ciência/ tecnologia/sociedade nos conteúdos de funções orgânicas em livros didáticos de química do ensino médio. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p.101-14, mar. 2009.
BAHIA, Ligia; CARDOSO, Artur Monte. Saúde em tempos de hiperajuste fiscal, restrição à democracia e obscurantismo. In:--------. Brasil: Incertezas e submissão? Organização Márcio Pochmann e José Sérgio Gabrielli de Azevedo. Brasil: Incertezas e submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019. p.251-69.
BARBOSA, Honório. Médica morre com COVID-19 em Iguatu, no Ceará, diz Secretaria Municipal de Saúde. Portal G1/Globo.com-Ceará. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/04/10/medica-morre-com-covid-19-em-iguatu-diz-secretaria-municipal-da-saude.ghtml. Acesso em: 18 de set. de 2020.
BITTAR, Olímpio J. Nogueira et al. Sistemas de informação em saúde e sua complexidade. Revista de Administração em Saúde, São Paulo, v.18, n.70, jan.-mar. 2018.
BUSS, Paulo Marchiori. Cooperação internacional em saú¬de do Brasil na era do SUS. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.23, n.6, p.1881-90, jun. 2018.
CAMURÇA, Marcelo Ayres. Um poder evangélico no Estado brasileiro? Mobilização eleitoral, atuação parlamentar e presença no governo Bolsonaro. Revista NUPEM, Campo Mourão, v.12, n.25, p.82-104, jan.-abr. 2020.
CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C Macruz. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.5, p.1400-1410, set.-out. 2004.
COLENCI, Raquel; BERTI, Heloísa Wey. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.46, n.1, p.158-166, fev. 2012.
CONASS. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Painel CONASS COVID-19. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/. Acesso em: 06 ago. 2021.
COSTA, Juliana Martins Barbosa da Silva et al. Monitoramento do desempenho da gestão da vigilância em saúde: instrumento e estratégias de uso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.5, p.1201-1216, maio 2013.
COSTA, Nilson do Rosário et al. As medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil na percepção da população atuante nas mídias sociais. Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:http://www.cee.fiocruz.br/sites/default/files/Relat%C3%B3rio%20Pesq%20percep%20Covid-19_CEE_Vers%C3%A3o%20FINAL_15_04_2020.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.
CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, vol. 24, núm. 1, p.27-41, jan. 2018.
EHRLER, Frederic; LOVIS, Christian; BLONDON, Katherine. Implementation of innovation projects in healthcare: the expected and the unexpected. Suiss Medical Informatics, Muttenz, v.33, p.00399, set. 2017. Disponível em: https://medical-informatics.ch/article/doi/smi.33.00399. Acesso em: 05 ago. 2021.
FERRARI, Carlos Kusano Bucalen. Resposta brasileira à pandemia de COVID-19: O Ministério da Saúde Acertou, a Presidência da República errou. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v.3, n.7, p.47-52, jul. 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/106/104. Acesso em: 05 dez. 2020.
FERREIRA, Jaqueline; BRANDÃO, Elaine Reis. Desafios da formação antropológica de profissionais de saúde: uma experiência de ensino na pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface Educação, Saúde e Comunicação, Botucatu, v.23, p.e170686, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.170686. Acesso em: 05 set. 2020.
GELERIS, Joshua et al. Observational study of hydroxychloroquine in hospitalized patients with Covid-19. New England Journal of Medicine, Waltham, v.382, p.2411-2418, Maio 2020.
GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n.116, p.45-58, jan.-mar. 2018.
GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v.26, e20018, fev. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200018. Acesso em: 06 mar. 2021.
GOMES-MEDEIROS, Débora et al. Política de drogas e Saúde Coletiva: diálogos necessários. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.35, n.7, p.e00242618, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00242618. Acesso em: 05 maio 2021.
HAZELKORN, Ellen; LOCKE, William. The pandemic, the recovery and broadening our perspectives on higher education policy. Policy Reviews in Higher Education, London, v.4, n.2, p.131-134, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23322969.2020.1790865. Acesso em: 04 nov. 2020.
HENRIQUES, Cláudio Maierovitch Pessanha; VASCONCELOS, Wagner. Crises dentro da crise: respostas, incertezas e desencontros no combate à pandemia da COVID-19 no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v.34, n.99, p.25-44, 2020.
IVO, Ana Mônica Serakides; MALTA, Deborah Carvalho; FREITAS, Maria Imaculada de Fátima. Modos de pensar dos profissionais do Programa Academia da Saúde sobre saúde e doença e suas implicações nas ações de promoção da saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.29, n.1, p.e290110, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290110. Acesso em: 05 ago. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Conheça o Brasil – População. Educação. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 26 de abr. de 2020.
JOHN HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus Resource Center. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em: 01 out. 2020.
KUHL, Nathalia. Médico que fez crítica ao isolamento social morre por coronavírus. Portal Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/medico-que-fez-postagem-contra-o-isolamento-social-de-covid-19. Acesso em: 18 set. 2020.
LLANES, María Elena Macías. COVID-19: La respuesta social a la pandemia. Humanidades Médicas, Camaguey, v.20, n.1, p.1-4, jan.-abr. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/hmc/v20n1/1727-8120-hmc-20-01-1.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.
LIMA, Kezia Porto et al. Uso de geotecnologias aplicadas em serviços de saúde: revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.12, São Paulo, n.6, p.e3072, Abr. 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3072. Acesso em: 18 set. 2020.
MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Ciência & Saú¬de Coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.5, p.2297-2305, ago 2010.
LINHARES, Maria Socorro Carneiro et al. Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde. Trabalho, Educação & Saúde, Rio de Janeiro, vol.11, n.3, p.679-692, dez. 2013.
MENDES, Rosilda; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; SACARDO, Daniele Pompei. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.40, n.108, p.190-203, jan.-mar. 2016.
MACKEY, T.K et al. Emerging and reemerging neglected tropical diseases: a review of key characteristics, risk factors, and the policy and innovation environment. Clinical Microbiology Reviews, Washington, v.27, n.4, p.949-979, out. 2014.
MENESES-NAVARRO, SERGIO et al. FREYERMUTH-ENCISO, M.G.; PELCASTRE-VILLAFUERTE, B.E.; CAMPOS-NAVARRO, R.; MELÉNDEZ-NAVARRO, D.M.; FLORES-RAMOS, L.G. The challenges facing indigenous communities in Latin America as they confront the COVID-19 pandemic. International Journal for Equity in Health, London, v.19, Article number: 63, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12939-020-01178-4. Acesso em: 21 set. 2020
MARTIN, Denise; GOLDBERG, Alejandro; SILVEIRA, Cássio. Imigração, refúgio e saúde: perspectivas de análise sociocultural. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.27, n.1, p.26-36, jan.-mar. 2018.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, maio, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19651997000200006. Acesso em: 18 set. 2020.
MUKHERJEE, Shuvankar. Emerging infectious diseases: epidemiological perspective. Indian Journal of Dermatology, Kolkata, v.62, n.5, p.459-467, set.-out. 2017.
OECD. Organization for Economic Co-operation and Development. Education at a glance 2019. OECD, Paris, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/EAG2019_CN_BRA.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020.
PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para compreensão e crítica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/4ndgv/pdf/paim-9788575413593.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
PAIM, Jairnilson Silva. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.43, n.e.5, p.15-28, 2019.
PALMA, Tarciso de Figueiredo et al. Panorama da saúde mental e trabalho no Brasil. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, Feira de Santana, v.9, p.153-158, 2019.
Pan American Health Organization (PAHO). COVID-19. Guidelines for communicating about coronavirus disease 2019. A Guide for Leaders. Washington: DC, PAHO Headquarters, 2020. 16pp. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52391/PAHOCMUPACOVID-1920004_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 ago. 2020.
PINTO, ISABELA CARDOSO DE MATOS et al. Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.6, p.1525-1534, jun. 2013.
SANCHÉZ, Alexandra et al. COVID-19 nas prisões: um desafio para a saúde pública? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.36, n.5, p.e00083520, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00083520.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.36, p.474-492, set.-dez. 2007.
SARTI, Thiago Dias, et al. Qual o papel da atenção primária à saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.29, n.2, p.e2020166, abril 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200024. Acesso em: 20 jun. 2020.
SEGURADO, Aluisio Cotrim; CASSENOTE, Alex Jones; LUNA, Expedito de Albuquerque. Saúde nas metrópoles – Doenças infecciosas. Estudos Avançados, São Paulo, v.30, n.86, p.29-49, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.00100003. Acesso em: 25 set. 2020.
SEIMENIS, Aristarchos. Zoonoses and poverty – a long road to the alleviation of suffering. Veterinaria Italiana, Teramo, v.48, n.1, p.5-13, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.izs.it/vet_italiana/2012/48_1/5.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
SOARES, Adriana Gonçalves; COUTINHO, Francisco Ângelo. Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.9, n.2, p.1-22, 2009. Disponível: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4003/2567. Acesso em: 18 ago. 2020.
TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti et al. Ensino na graduação em cenários da atenção primária: espaço para a aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.18, n.2, p.e0026798. Disponível: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00267. Acesso em: 18 ago. 2020.
VIGNIER, Nicolas; BOUCHAUD, Olivier. Travel, migration and emerging infectious diseases. EJIFCC, Milão, v.29, n.3, p.175-179, nov. 2018.
WALDMAN, Eliseu alves; SATO, Ana Paula Sayuri. Trajetória das doenças infecciosas no Brasil nos últimos 50 anos: um contínuo desafio. Revista de Saúde Pública, v.50, p.68, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v50/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872016050000232.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.
WHO. World Health Organization. Report of the joint mission on coronavirus disease 2019 (COVID-19). Geneve: WHO, Jan 16-24, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/who-china-joint-mission-on-covid-19-final-report.pdf. Acesso: 01 ago. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).