POR QUE RESPONDEMOS MAL À PANDEMIA DE COVID-19? TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS NOS SABERES DOCENTES DA SAÚDE

Résumé

Considerando que a formação dos acadêmicos na área de saúde tem sido fragmentada e incompleta, contribuindo para uma inocuidade e ineficácia na compreensão, preparação e ação frente a epidemias e outras doenças coletivas, o presente ensaio teve como objetivo demostrar a necessidade de melhoria dos saberes dos profissionais de saúde em conteúdos e competências relacionadas à saúde coletiva/saúde pública. Para além do simples diagnóstico, são propostas diversas disciplinas de devem ser incorporadas nos currículos dos cursos superiores de saúde, que certamente podem trazer melhoria substancial nas competências e habilidades profissionais, bem como dos saberes docentes para os desafios das futuras doenças emergentes e reemergentes

Biographie de l'auteur

Carlos Kusano Bucalen Ferrari, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Saúde Pública, Universidade Federal de Mato Grosso, ICBS, Campus Universitário do Araguaia.

Références

ALMEIDA FILHO, Naomar Monteiro de. Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.6, p.1677-82, jun. 2013.

AMARAL, Carmen Lúcia Costa; XAVIER, Eduardo da Silva; MACIEL, Maria DeLourdes. Abordagem das relações ciência/ tecnologia/sociedade nos conteúdos de funções orgânicas em livros didáticos de química do ensino médio. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p.101-14, mar. 2009.

BAHIA, Ligia; CARDOSO, Artur Monte. Saúde em tempos de hiperajuste fiscal, restrição à democracia e obscurantismo. In:--------. Brasil: Incertezas e submissão? Organização Márcio Pochmann e José Sérgio Gabrielli de Azevedo. Brasil: Incertezas e submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019. p.251-69.

BARBOSA, Honório. Médica morre com COVID-19 em Iguatu, no Ceará, diz Secretaria Municipal de Saúde. Portal G1/Globo.com-Ceará. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/04/10/medica-morre-com-covid-19-em-iguatu-diz-secretaria-municipal-da-saude.ghtml. Acesso em: 18 de set. de 2020.

BITTAR, Olímpio J. Nogueira et al. Sistemas de informação em saúde e sua complexidade. Revista de Administração em Saúde, São Paulo, v.18, n.70, jan.-mar. 2018.

BUSS, Paulo Marchiori. Cooperação internacional em saú¬de do Brasil na era do SUS. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.23, n.6, p.1881-90, jun. 2018.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Um poder evangélico no Estado brasileiro? Mobilização eleitoral, atuação parlamentar e presença no governo Bolsonaro. Revista NUPEM, Campo Mourão, v.12, n.25, p.82-104, jan.-abr. 2020.

CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C Macruz. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.5, p.1400-1410, set.-out. 2004.

COLENCI, Raquel; BERTI, Heloísa Wey. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.46, n.1, p.158-166, fev. 2012.

CONASS. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Painel CONASS COVID-19. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/. Acesso em: 06 ago. 2021.

COSTA, Juliana Martins Barbosa da Silva et al. Monitoramento do desempenho da gestão da vigilância em saúde: instrumento e estratégias de uso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.5, p.1201-1216, maio 2013.

COSTA, Nilson do Rosário et al. As medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil na percepção da população atuante nas mídias sociais. Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:http://www.cee.fiocruz.br/sites/default/files/Relat%C3%B3rio%20Pesq%20percep%20Covid-19_CEE_Vers%C3%A3o%20FINAL_15_04_2020.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, vol. 24, núm. 1, p.27-41, jan. 2018.

EHRLER, Frederic; LOVIS, Christian; BLONDON, Katherine. Implementation of innovation projects in healthcare: the expected and the unexpected. Suiss Medical Informatics, Muttenz, v.33, p.00399, set. 2017. Disponível em: https://medical-informatics.ch/article/doi/smi.33.00399. Acesso em: 05 ago. 2021.

FERRARI, Carlos Kusano Bucalen. Resposta brasileira à pandemia de COVID-19: O Ministério da Saúde Acertou, a Presidência da República errou. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v.3, n.7, p.47-52, jul. 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/106/104. Acesso em: 05 dez. 2020.

FERREIRA, Jaqueline; BRANDÃO, Elaine Reis. Desafios da formação antropológica de profissionais de saúde: uma experiência de ensino na pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface Educação, Saúde e Comunicação, Botucatu, v.23, p.e170686, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.170686. Acesso em: 05 set. 2020.

GELERIS, Joshua et al. Observational study of hydroxychloroquine in hospitalized patients with Covid-19. New England Journal of Medicine, Waltham, v.382, p.2411-2418, Maio 2020.

GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n.116, p.45-58, jan.-mar. 2018.

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v.26, e20018, fev. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200018. Acesso em: 06 mar. 2021.

GOMES-MEDEIROS, Débora et al. Política de drogas e Saúde Coletiva: diálogos necessários. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.35, n.7, p.e00242618, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00242618. Acesso em: 05 maio 2021.

HAZELKORN, Ellen; LOCKE, William. The pandemic, the recovery and broadening our perspectives on higher education policy. Policy Reviews in Higher Education, London, v.4, n.2, p.131-134, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23322969.2020.1790865. Acesso em: 04 nov. 2020.

HENRIQUES, Cláudio Maierovitch Pessanha; VASCONCELOS, Wagner. Crises dentro da crise: respostas, incertezas e desencontros no combate à pandemia da COVID-19 no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v.34, n.99, p.25-44, 2020.

IVO, Ana Mônica Serakides; MALTA, Deborah Carvalho; FREITAS, Maria Imaculada de Fátima. Modos de pensar dos profissionais do Programa Academia da Saúde sobre saúde e doença e suas implicações nas ações de promoção da saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.29, n.1, p.e290110, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290110. Acesso em: 05 ago. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Conheça o Brasil – População. Educação. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 26 de abr. de 2020.

JOHN HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus Resource Center. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em: 01 out. 2020.

KUHL, Nathalia. Médico que fez crítica ao isolamento social morre por coronavírus. Portal Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/medico-que-fez-postagem-contra-o-isolamento-social-de-covid-19. Acesso em: 18 set. 2020.

LLANES, María Elena Macías. COVID-19: La respuesta social a la pandemia. Humanidades Médicas, Camaguey, v.20, n.1, p.1-4, jan.-abr. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/hmc/v20n1/1727-8120-hmc-20-01-1.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

LIMA, Kezia Porto et al. Uso de geotecnologias aplicadas em serviços de saúde: revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.12, São Paulo, n.6, p.e3072, Abr. 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3072. Acesso em: 18 set. 2020.

MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Ciência & Saú¬de Coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.5, p.2297-2305, ago 2010.

LINHARES, Maria Socorro Carneiro et al. Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde. Trabalho, Educação & Saúde, Rio de Janeiro, vol.11, n.3, p.679-692, dez. 2013.

MENDES, Rosilda; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; SACARDO, Daniele Pompei. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.40, n.108, p.190-203, jan.-mar. 2016.

MACKEY, T.K et al. Emerging and reemerging neglected tropical diseases: a review of key characteristics, risk factors, and the policy and innovation environment. Clinical Microbiology Reviews, Washington, v.27, n.4, p.949-979, out. 2014.

MENESES-NAVARRO, SERGIO et al. FREYERMUTH-ENCISO, M.G.; PELCASTRE-VILLAFUERTE, B.E.; CAMPOS-NAVARRO, R.; MELÉNDEZ-NAVARRO, D.M.; FLORES-RAMOS, L.G. The challenges facing indigenous communities in Latin America as they confront the COVID-19 pandemic. International Journal for Equity in Health, London, v.19, Article number: 63, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12939-020-01178-4. Acesso em: 21 set. 2020

MARTIN, Denise; GOLDBERG, Alejandro; SILVEIRA, Cássio. Imigração, refúgio e saúde: perspectivas de análise sociocultural. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.27, n.1, p.26-36, jan.-mar. 2018.

MORAN, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, maio, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19651997000200006. Acesso em: 18 set. 2020.

MUKHERJEE, Shuvankar. Emerging infectious diseases: epidemiological perspective. Indian Journal of Dermatology, Kolkata, v.62, n.5, p.459-467, set.-out. 2017.

OECD. Organization for Economic Co-operation and Development. Education at a glance 2019. OECD, Paris, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/EAG2019_CN_BRA.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020.

PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para compreensão e crítica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/4ndgv/pdf/paim-9788575413593.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

PAIM, Jairnilson Silva. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.43, n.e.5, p.15-28, 2019.

PALMA, Tarciso de Figueiredo et al. Panorama da saúde mental e trabalho no Brasil. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, Feira de Santana, v.9, p.153-158, 2019.

Pan American Health Organization (PAHO). COVID-19. Guidelines for communicating about coronavirus disease 2019. A Guide for Leaders. Washington: DC, PAHO Headquarters, 2020. 16pp. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52391/PAHOCMUPACOVID-1920004_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 ago. 2020.

PINTO, ISABELA CARDOSO DE MATOS et al. Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.6, p.1525-1534, jun. 2013.

SANCHÉZ, Alexandra et al. COVID-19 nas prisões: um desafio para a saúde pública? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.36, n.5, p.e00083520, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00083520.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.36, p.474-492, set.-dez. 2007.

SARTI, Thiago Dias, et al. Qual o papel da atenção primária à saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.29, n.2, p.e2020166, abril 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200024. Acesso em: 20 jun. 2020.

SEGURADO, Aluisio Cotrim; CASSENOTE, Alex Jones; LUNA, Expedito de Albuquerque. Saúde nas metrópoles – Doenças infecciosas. Estudos Avançados, São Paulo, v.30, n.86, p.29-49, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.00100003. Acesso em: 25 set. 2020.

SEIMENIS, Aristarchos. Zoonoses and poverty – a long road to the alleviation of suffering. Veterinaria Italiana, Teramo, v.48, n.1, p.5-13, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.izs.it/vet_italiana/2012/48_1/5.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.

SOARES, Adriana Gonçalves; COUTINHO, Francisco Ângelo. Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.9, n.2, p.1-22, 2009. Disponível: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4003/2567. Acesso em: 18 ago. 2020.

TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti et al. Ensino na graduação em cenários da atenção primária: espaço para a aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.18, n.2, p.e0026798. Disponível: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00267. Acesso em: 18 ago. 2020.

VIGNIER, Nicolas; BOUCHAUD, Olivier. Travel, migration and emerging infectious diseases. EJIFCC, Milão, v.29, n.3, p.175-179, nov. 2018.

WALDMAN, Eliseu alves; SATO, Ana Paula Sayuri. Trajetória das doenças infecciosas no Brasil nos últimos 50 anos: um contínuo desafio. Revista de Saúde Pública, v.50, p.68, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v50/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872016050000232.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.

WHO. World Health Organization. Report of the joint mission on coronavirus disease 2019 (COVID-19). Geneve: WHO, Jan 16-24, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/who-china-joint-mission-on-covid-19-final-report.pdf. Acesso: 01 ago. 2020.

Publiée
2021-08-27