TEORIAS DISCURSIVAS: DIFERENTES POSSIBILIDADES ANALÍTICAS NA PESQUISA EDUCACIONAL
Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir algumas perspectivas teórico-metodológicas que possibilitam empreender a análise do discurso para a compreensão/problematização dos fenômenos sociais. Numa perspectiva estruturalista será tratada da Análise de Discurso de Pêcheux e na perspectiva pós-estruturalista a Análise de Discurso proposta por Laclau e Mouffe, assim como a Análise de Discurso foucaultiana, oriunda dos estudos de Michel Foucault. Diante dos apontamentos apresentados, acredita-se que os estudos discursivos muito têm a contribuir com a análise da educação brasileira, com vistas a apontar ferramentas de análise aos profissionais da educação no intuito de promover a partilha do controle das regras dos jogos discursivos, atingindo-se assim novos significados para a práxis docente. Especialmente os estudos de Wittgenstein que culminaram no movimento da Virada Linguística, reconfigurando o lugar da linguagem e do discurso na produção do social.
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