TEORIAS DISCURSIVAS: DIFERENTES POSSIBILIDADES ANALÍTICAS NA PESQUISA EDUCACIONAL

Résumé

Este estudo tem como objetivo discutir algumas perspectivas teórico-metodológicas que possibilitam empreender a análise do discurso para a compreensão/problematização dos fenômenos sociais. Numa perspectiva estruturalista será tratada da Análise de Discurso de Pêcheux e na perspectiva pós-estruturalista a Análise de Discurso proposta por Laclau e Mouffe, assim como a Análise de Discurso foucaultiana, oriunda dos estudos de Michel Foucault. Diante dos apontamentos apresentados, acredita-se que os estudos discursivos muito têm a contribuir com a análise da educação brasileira, com vistas a apontar ferramentas de análise aos profissionais da educação no intuito de promover a partilha do controle das regras dos jogos discursivos, atingindo-se assim novos significados para a práxis docente. Especialmente os estudos de Wittgenstein que culminaram no movimento da Virada Linguística, reconfigurando o lugar da linguagem e do discurso na produção do social.

Bibliographies de l'auteur

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas

Docente da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação.

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha

Docente do Instituto Federal Farroupilha. Doutora em Educação. 

 

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Publiée
2021-06-28