A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Com a suspensão das aulas presenciais devido à Covid-19, adotou-se o Ensino Remoto, obrigando discentes e docentes a se adaptarem, impondo percalços à atuação profissional dos últimos. Isto posto, o objetivo desta pesquisa foi investigar como tem se desenvolvido o trabalho dos docentes durante a pandemia de Covid-19. Para cumpri-lo, um questionário a ser respondido pelos docentes da área de Ciência da Natureza e Matemática na educação básica foi elaborado e divulgado por redes sociais, obtendo-se 43 respostas. A partir destas, concluiu-se que os docentes não são suficientemente capacitados para atuarem em processos mediados por recursos digitais, além de não acreditarem receber o devido apoio das instituições em que trabalham, de questionarem a efetividade da aprendizagem de seus alunos e avaliarem seu engajamento nas atividades remotas como apenas regulares. Os resultados apontaram, assim, para a precarização da profissão e necessidade de investimentos nos docentes.
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020. Disponibilidade em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 05 jun. 2020.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.337. Disponibilidade em: <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/337>. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF, 2020a. Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735>. Acesso em: 20 ago. 2020.
______. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília, DF, 2020b. Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525>. Acesso em: 05 set. 2020.
______. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF, 2020c. Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 15 jun. 2020
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020d. Disponibilidade em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 jun. 2020.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 9/2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 08 de junho de 2020. Brasília, DF, 2020e. Disponibilidade em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 ago. 2020.
______. Projeto de Lei de Conversão - Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e dá outras providências. Brasília, DF, 2020f. Disponibilidade em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1909036>. Acesso: 10 ago. 2020.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 23 fev. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295>. Acesso em: 01 jan. 2019
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo, 2020. Disponibilidade em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Informe-1-primeiros-resultados&fbclid=IwAR1pYXLnitmHsGJoedOuAyLRuwBTHlkLYeJzV5IodIPvwch28cA1rnhqr9o>. Acesso em: 20 jun. 2020
INSTITUTO DATASENADO. Pesquisa DataSenado: Educação durante a pandemia. Brasília, DF, ago. 2020. Disponibilidade em: < https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/cerca-de-20-milhoes-de-brasileiros-tiveram-aulas-suspensas-em-julho-de-2020>. Acesso em: 05 set. 2020.
MOREIRA, José. António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio 2020. Disponibilidade em <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772>. Acesso em: 10 jul. 2020.
NETO, Joaquim M. F. Antunes. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia?. Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, ago./fev., 2020. Disponibilidade em: <https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32/21>. Acesso em: 10 jul. 2020.
NOVA ESCOLA. A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Disponibilidade em: <https://lp.novaescola.org.br/l/vLWEcbABF1149>. Acesso em: 14 ago. 2020.
RIO DE JANEIRO. Decreto n. 46.970, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), do regime de trabalho de servidor público e contratado, e dá outras providências. Disponibilidade em: <https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjE%2C>. Acesso em: 15 jun. 2020.
SEARA, Berenice; MACEDO, Aline. Pandemia: governo estadual suspende volta às aulas em 5 de outubro. Extra, Rio de Janeiro, 24 set. 2020. Disponibilidade em <https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/pandemia-governo-estadual-suspende-volta-as-aulas-em-5-de-outubro-24658781.html>. Acesso em: 26 set. 2020.
SILVA, José Luiz; SILVA, Débora Antonio da; MARTINI, Cleber; DOMINGOS, Diane Cristina Araújo; LEAL, Priscila Gonçalves; BENEDETTI FILHO, Edemar; FIORUCCI Antonio Rogério. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 189-200, nov. 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/05-PIBID-51-12.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
OLIVEIRA, Thabata de Souza Araujo. O seriado “The 100” como um recurso para o ensino e a aprendizagem de química no ensino médio. 2019. 247 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal Fluminense, Cabo Frio, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).