A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Com a suspensão das aulas presenciais devido à Covid-19, adotou-se o Ensino Remoto, obrigando discentes e docentes a se adaptarem, impondo percalços à atuação profissional dos últimos. Isto posto, o objetivo desta pesquisa foi investigar como tem se desenvolvido o trabalho dos docentes durante a pandemia de Covid-19. Para cumpri-lo, um questionário a ser respondido pelos docentes da área de Ciência da Natureza e Matemática na educação básica foi elaborado e divulgado por redes sociais, obtendo-se 43 respostas. A partir destas, concluiu-se que os docentes não são suficientemente capacitados para atuarem em processos mediados por recursos digitais, além de não acreditarem receber o devido apoio das instituições em que trabalham, de questionarem a efetividade da aprendizagem de seus alunos e avaliarem seu engajamento nas atividades remotas como apenas regulares. Os resultados apontaram, assim, para a precarização da profissão e necessidade de investimentos nos docentes.
References
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020. Disponibilidade em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 05 jun. 2020.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.337. Disponibilidade em: <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/337>. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF, 2020a. Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735>. Acesso em: 20 ago. 2020.
______. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília, DF, 2020b. Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525>. Acesso em: 05 set. 2020.
______. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF, 2020c. Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 15 jun. 2020
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020d. Disponibilidade em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 jun. 2020.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 9/2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 08 de junho de 2020. Brasília, DF, 2020e. Disponibilidade em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 ago. 2020.
______. Projeto de Lei de Conversão - Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e dá outras providências. Brasília, DF, 2020f. Disponibilidade em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1909036>. Acesso: 10 ago. 2020.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 23 fev. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295>. Acesso em: 01 jan. 2019
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo, 2020. Disponibilidade em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Informe-1-primeiros-resultados&fbclid=IwAR1pYXLnitmHsGJoedOuAyLRuwBTHlkLYeJzV5IodIPvwch28cA1rnhqr9o>. Acesso em: 20 jun. 2020
INSTITUTO DATASENADO. Pesquisa DataSenado: Educação durante a pandemia. Brasília, DF, ago. 2020. Disponibilidade em: < https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/cerca-de-20-milhoes-de-brasileiros-tiveram-aulas-suspensas-em-julho-de-2020>. Acesso em: 05 set. 2020.
MOREIRA, José. António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio 2020. Disponibilidade em <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772>. Acesso em: 10 jul. 2020.
NETO, Joaquim M. F. Antunes. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia?. Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, ago./fev., 2020. Disponibilidade em: <https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32/21>. Acesso em: 10 jul. 2020.
NOVA ESCOLA. A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Disponibilidade em: <https://lp.novaescola.org.br/l/vLWEcbABF1149>. Acesso em: 14 ago. 2020.
RIO DE JANEIRO. Decreto n. 46.970, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), do regime de trabalho de servidor público e contratado, e dá outras providências. Disponibilidade em: <https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjE%2C>. Acesso em: 15 jun. 2020.
SEARA, Berenice; MACEDO, Aline. Pandemia: governo estadual suspende volta às aulas em 5 de outubro. Extra, Rio de Janeiro, 24 set. 2020. Disponibilidade em <https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/pandemia-governo-estadual-suspende-volta-as-aulas-em-5-de-outubro-24658781.html>. Acesso em: 26 set. 2020.
SILVA, José Luiz; SILVA, Débora Antonio da; MARTINI, Cleber; DOMINGOS, Diane Cristina Araújo; LEAL, Priscila Gonçalves; BENEDETTI FILHO, Edemar; FIORUCCI Antonio Rogério. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 189-200, nov. 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/05-PIBID-51-12.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
OLIVEIRA, Thabata de Souza Araujo. O seriado “The 100” como um recurso para o ensino e a aprendizagem de química no ensino médio. 2019. 247 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal Fluminense, Cabo Frio, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).