TÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS

Palavras-chave: Táticas. Estratégias. Estudos Remotos. Educação. COVID-19.

Resumo

A imposição do isolamento corporal e do fechamento físico das escolas exigiu adaptações e transformações das instituições de educação básica no que se refere às formas de contato e ações de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi descrever e refletir sobre as táticas e estratégias do Colégio de Aplicação da UFRGS frente à necessidade de isolamento social e de manutenção das atividades de ensino. A teoria de Certeau foi utilizada para a análise das táticas e estratégias utilizadas pela escola nesse período. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se de documentos públicos, cuja análise de conteúdo resultou em três categorias analíticas: os estudos dirigidos remotos, a inclusão digital, e o kit alimentação. Os resultados mostraram a transformação das táticas contra hegemônicas de combate à desigualdade social e o acesso à educação em estratégias de poder para a manutenção dos estudos remotos.

Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Professor do Departamento de Expressão e Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação, Professor do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS), Professora da Universidade La Salle.

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Publicado
2022-03-08