EDUCAÇÃO INFANTIL EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente artigo consiste no relato de experiência de uma professora de Educação Infantil atuante em uma escola pública municipal localizada no interior no estado de São Paulo. Esse estudo teve como objetivo apresentar as estratégias utilizadas para manter o vínculo com as crianças e as formas de elaboração das atividades nesse período de aulas não presenciais, devido à pandemia de Covid-19. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo de uma experiência vivenciada em uma turma de crianças pequenas com idade entre quatro e cinco anos. Nota-se que os professores tiveram que se reinventar, superar as dificuldades tecnológicas, pesquisar outros tipos de atividades, trocar informações e dividir tarefas com os colegas, visando tornar o ensino remoto mais atrativo e acessível às crianças.
Referências
BARBOSA, Otavio Luis; CUNHA, Paulo Giovani Moreira da. Pandemia e a precarização do direito ao acesso à educação. Revista Pet Economia UFES, v.1, n. 1, p. 33-36, 2020.
BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, 2020a. Seção 1, p. 39. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 11 julho 2020.
BRASIL. Portaria n.º 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 2020b. Seção 1, p. 62. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf. Acesso em: 11 julho 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília/DF, 2017.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília/DF, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos; SANTIAGO, Nilza Bernardes. Pandemia do Coronavírus e seus impactos na área educacional. Pedagogia em Ação, v.13, n. 1, p. 17-24, 2020.
ROSA, Leila Laurentino. Orientador Educacional: ponte entre as partes. Joinville, SC: Editora Clube de Autores, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).