O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA – COVID 19

Palavras-chave: Pandemia Covid-19. Ensino de Geografia. Professores/as.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo socializar uma pesquisa realizada com 170 professores/as de Geografia que atuam na Educação Básica das redes públicas e privadas de ensino da Região Sul do Brasil, para analisar o desenvolvimento das práticas do ensino de Geografia no período de aulas remotas em razão da pandemia COVID-19, quais as mudanças realizadas na organização do trabalho didático-pedagógico, quais as dificuldades enfrentadas para garantir a aprendizagem dos conceitos geográficos pelos estudantes. Utilizamos como metodologia um estudo descritivo exploratório de natureza qualitativa com apoio de um formulário eletrônico do Google Forms. Os resultados indicam que boa parte dos/as professores/as encontraram dificuldades/fragilidades na organização do trabalho pedagógico, em razão da ausência de formação específica para utilizar as tecnologias digitais, dificuldades de acesso às tecnologias, impossibilidade de intervenção pedagógica pela via de estratégias e dispositivos pedagógicos específicos do campo da Geografia, como práticas em laboratório e saídas de campo.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).  

 

Rosa Elisabete Militz W. Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).  Professora Associada no Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC) na área do Ensino de Geografia. 

 

 

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).   Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. 

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Publicado
2022-03-03