O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA – COVID 19
Résumé
O presente artigo tem por objetivo socializar uma pesquisa realizada com 170 professores/as de Geografia que atuam na Educação Básica das redes públicas e privadas de ensino da Região Sul do Brasil, para analisar o desenvolvimento das práticas do ensino de Geografia no período de aulas remotas em razão da pandemia COVID-19, quais as mudanças realizadas na organização do trabalho didático-pedagógico, quais as dificuldades enfrentadas para garantir a aprendizagem dos conceitos geográficos pelos estudantes. Utilizamos como metodologia um estudo descritivo exploratório de natureza qualitativa com apoio de um formulário eletrônico do Google Forms. Os resultados indicam que boa parte dos/as professores/as encontraram dificuldades/fragilidades na organização do trabalho pedagógico, em razão da ausência de formação específica para utilizar as tecnologias digitais, dificuldades de acesso às tecnologias, impossibilidade de intervenção pedagógica pela via de estratégias e dispositivos pedagógicos específicos do campo da Geografia, como práticas em laboratório e saídas de campo.
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